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Opinião Quinta-feira, 21 de Março de 2019, 07:00 - A | A

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Opinião

A digitalização da Venda por Relações

Por Erasmo Toledo*

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Mais de 4 milhões de pessoas no Brasil atuam no setor de vendas diretas. Deste número, mais de um quarto – 1,1 milhão – são Consultoras de Beleza Natura. Isso representa a força e o impacto que a atividade exerce na vida dos brasileiros. Somos uma empresa que nasceu da paixão pelas relações, e por isso a venda direta está no centro do nosso modelo de negócios.

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Erasmo Toledo - Artigo

Erasmo Toledo

 

Ao mesmo tempo, a venda direta passa por transformações intensas. Em um mundo cada vez mais digital, dar ferramentas para que as consultoras possam atender seus clientes onde quer que eles estejam é essencial para tornar a consultoria uma atividade cada vez mais profissional e moderna.

E é isso que buscamos fazer com a Venda por Relações, como passamos a chamar a venda direta na Natura a partir de 2017. Revitalizado, o novo modelo de negócio busca reforçar os três alicerces dessa relação: Propósito, Pertencimento e Prosperidade. O propósito nos conecta com a crença de que a cosmética é um caminho para construir um mundo mais bonito em todos os sentidos; o pertencimento se dá devido à rede viva de pessoas que celebram e acolhem a individualidade, a diversidade e a troca de experiências e ideias; a prosperidade, por fim, transforma a vida da Consultora, tornando-a mais completa e feliz.

A digitalização chega para aproximar e ampliar o contato entre Consultoras e consumidores. Graças à maior capacidade de interação, essas empreendedoras podem ampliar sua base de clientes e potencializar lucros. Sabemos que a relação se constrói também por meio do contato cada vez mais frequente, por isso os meios digitais contribuem para que a consultora seja cada vez mais assertiva em suas ofertas e serviços, ao administrar informações de clientes, realizar treinamentos para aumentar vendas e aumentar seu alcance geográfico.

Todo o esforço digital da Natura tem colhido resultados muito animadores para o crescimento da empresa e desenvolvimento de sua rede de relações. Já são mais de 860 mil consultoras com acesso à nossa plataforma online (web e aplicativo), pelo qual é possível postar pedidos, solicitar segunda via de boleto, renegociar dívidas e até mesmo contar com um serviço de CRM desenvolvido a partir do perfil de suas clientes.

Sabemos que as Consultoras que utilizam as ferramentas digitais oferecidas pela nossa plataforma têm um aumento médio de 10% em suas vendas. E, claro, com isso ainda conseguimos atingir outra meta importante de inclusão social, que é digitalizar todos os níveis de Consultoras – tanto aquelas que já tinham familiaridade com a internet e redes sociais, como aquelas que ainda tinham um caminho maior a ser seguido.

As mais de 500 mil Consultoras Digitais no Brasil e na América Latina, que atuam com a própria loja online, também encontram nessa atividade a oportunidade de aliar horários flexíveis com ganhos financeiros de acordo com o esforço empreendido. Ao apostar em vídeos tutoriais, vendas por WhatsApp e até mesmo em anúncios direcionados ao próprio e-commerce, as Consultoras conseguem ganhar escala e vender para clientes de todos os pontos do país, reforçando o empreendedorismo da rede.

Outra oportunidade, que fortalece nossa busca por oferecer a experiência de compra mais completa para o consumidor, são as franquias Aqui Tem Natura. Oferecidas com exclusividade para as Consultoras de Beleza Natura com melhor desempenho e relacionamento próximo com a marca, as franquias buscam atender um perfil de cliente que busca produtos de uso diário e maior conveniência nas compras. Para as consultoras, este é um novo caminho possível de desenvolvimento, que complementa o plano de crescimento para as consultoras de perfil mais empreendedor.

A jornada de digitação da empresa e as novas oportunidades oferecidas para a consultora fazem dessa uma atividade moderna, que atende a todos os perfis de clientes, o que é chave para o sucesso da profissão em um mundo em constante transformação.

 

 

*Erasmo Toledo

Vice-presidente de venda direta da Natura

 

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