Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Opinião Domingo, 10 de Junho de 2018, 09:53 - A | A

Domingo, 10 de Junho de 2018, 09h:53 - A | A

Opinião

A Loucura Entre Nós

Por Oscar D"Ambrosio*

Artigo de responsabilidade do autor
Envie seu artigo para [email protected]

A discussão sobre os limites entre razão e loucura talvez tenha encontrado seu ápice literário na célebre obra ‘O Alienista’, de Machado de Assis. De lá para cá, muito foi repetido e transformado das mais diversas formas. Quando a questão e levada para as artes visuais, Arthur Bispo do Rosário sempre é uma referência, com diversas interpretações.

Unesp

Oscar D'Ambrosio - Artigo

Oscar D'Ambrosio

 

O documentário ‘A Loucura Entre Nós’, dirigido por Fernanda Vareille, consegue tratar esses dois aspectos (fronteiras entre razão/loucura; e entre a arte daqueles considerados normais/e dos chamados loucos) com refinamento e sem deixar de mostrar a onipresença da dor e do sofrimento em cada indivíduo nessa caminhada.

Filmado durante três anos no Hospital Psiquiátrico Juliano Moreira, em Salvador, BA, e baseado livremente no livro homônimo escrito pelo médico psiquiatra Marcelo Veras, o documentário também mostra o trabalho da ONG Criamundo, com atividades que eram ali dentro realizadas.

O resultado cativa. Um dos motivos é Leonor. Sua produção plástica merece um olhar atento. Ela diz sofrer de transtorno bipolar e é mostrada tanto em depressivos momentos de densa reflexão sobre a existência como de perturbadora euforia. A triste informação de que cometeu suicídio, nesse panorama, infelizmente não surpreende, e ganha ainda mais significado quando aliada à imortal força das pinturas e desenhos que produziu.

 

 

*Oscar D'Ambrosio

Mestre em Artes Visuais, doutor em Educação, Arte e História da Cultura e Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

 

• • • • •

 

A veracidade dos dados, opiniões e conteúdo deste artigo é de integral responsabilidade dos autores e não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Capital News

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS