Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Opinião Domingo, 15 de Julho de 2018, 09:53 - A | A

Domingo, 15 de Julho de 2018, 09h:53 - A | A

Opinião

A Saúde Bucal dos idosos não deve ser esquecida

Por Dra. Jacqueline Cássia de Castro*

Artigo de responsabilidade do autor
Envie seu artigo para [email protected]

Quando se fala sobre a importância da saúde do idoso não podemos esquecer da saúde bucal. Uma boca não saudável pode trazer inúmeras consequências para a saúde do indivíduo. A ausência de dentes, por exemplo, pode levar a insuficiência mastigatória, dificuldade de engolir, desordens de articulação e fala, entre outros. Já a gengivite que é a inflamação na gengiva pode evoluir e em casos graves pode aumentar as chances de infecções, como as infecções pulmonares.

Divulgação

Jacqueline Cássia de Castro

Dra. Jacqueline Cássia de Castro

 

A ausência de dentes também pode causar problemas de ordem psicológica, como baixa estima e até depressão, e consequentemente interferir na qualidade de vida do indivíduo.


Por causa disso, é imprescindível estar atento à saúde bucal do idoso. Nos casos de ausência de dentes, recursos como próteses podem não apenas melhorar a nutrição e a fala, mas também na melhora da autoimagem e socialização.


A higiene bucal deverá começar pela limpeza dos dentes, e deve ser feita sempre após as refeições, utilizando uma técnica correta orientada pelo cirurgião-dentista. Utiliza-se escova dental com cabeça pequena para alcançar todas as áreas da boca e com cerdas macias. A escovação com escova elétrica é uma ótima opção idosos que apresentam maior dificuldade motora e para aqueles totalmente dependentes esta tarefa deve ser realizada por uma pessoa da família ou cuidador. A escovação deve ser feita com pasta dental com flúor e pouca abrasiva para não machucar a gengiva que é mais sensível nos idosos. Também muito importante é o uso do fio dental regularmente.


As próteses devem ser removidas da boca para higienizá-las. Poderão ser escovadas com escova dental comum. Não é indicado o uso das próteses ao dormir, para haver descanso das glândulas salivares do palato e evitar que o idoso engasgue.

 

 

*Dra. Jacqueline Cássia de Castro

Geriatra e fundadora do Projeto Cuidar – Geriatria Goiânia (https://geriatriagoiania.com.br).

 

• • • • •

 

A veracidade dos dados, opiniões e conteúdo deste artigo é de integral responsabilidade dos autores e não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Capital News

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS