Campo Grande Sexta-feira, 26 de Abril de 2024


Opinião Quinta-feira, 21 de Fevereiro de 2019, 19:15 - A | A

Quinta-feira, 21 de Fevereiro de 2019, 19h:15 - A | A

Opinião

Ambiente hostil

Por Oscar D’Ambrosio*

Artigo de responsabilidade do autor
Envie seu artigo para [email protected]

Raras vezes temos a oportunidade ver um filme produzido na Jordânia. Torna-se assim possível entrar, pelo olhar do diretor Naji AbuNowar, na cultura de um país árabe, entendendo melhor alguns de seus valores e visões de mundo. Indicado para o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, a obra traz discussões sobre conviver com diferenças.

Unesp

Oscar D'Ambrosio - Artigo

Oscar D'Ambrosio

 

O cenário político é a Primeira Guerra Mundial, m que o jovem Theeb aprende com o irmão mais velho diversas tarefas essenciais no deserto, como retirar água do poço, alimentar camelos, atirar e usar facas em lutas. O cotidiano é interrompido com a chegada de um oficial britânico inglês.

Guiar o estrangeiro leva a uma jornada sem volta de autoconhecimento. O irmão é morto, e a convivência com o inimigo se torna necessária para a sobrevivência mútua no impiedoso deserto. Trata-se de uma obra de iniciação e também de negociações. O perdão e a vingança caminham lado rumo a um desfecho em que cada indivíduo percorre a sua própria vereda de erros e acertos.

Quem pontua a jornada é a imensidão do ambiente. Tudo no deserto é magnificente. E permanecer vivo demanda desenvolver habilidades especiais, que envolvem a tomada de decisões rápidas para o corpo e a alma. Não basta ser o mais rápido ou inteligente. É preciso ter a serenidade da consciência de estar imerso em um universo repleto de infinitas peculiaridades, onde apenas os mais aptos permanecem vivos.

 

 

*Oscar D’Ambrosio

Jornalista pela USP, mestre em Artes Visuais pela Unesp, graduado em Letras (Português e Inglês) e doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

 

• • • • •

 

A veracidade dos dados, opiniões e conteúdo deste artigo é de integral responsabilidade dos autores e não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Capital News

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS