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Opinião Quarta-feira, 14 de Novembro de 2018, 12:49 - A | A

Quarta-feira, 14 de Novembro de 2018, 12h:49 - A | A

Opinião

Antes que seja tarde!

Por Walter Roque Gonçalves*

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Entre os fatores que podem levar uma empresa à falência estão: o dimensionamento equivocado do Marketing, apuração de lucro/prejuízo  e a falta de capital de giro e caixa na empresa. Estes fatores mal geridos podem levar até empresa lucrativa à falência. Por isso, atenção antes que seja tarde demais!

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Walter Roque Gonçalves - Artigo

Walter Roque Gonçalves

 

O marketing quando abordado como comunicação, abrange todas as área da empresa. Tudo que gera percepção para o cliente. Portanto o marketing está na vitrine, na exposição dos produtos, na abordagem dos vendedores, na fachada, som de rua, propagandas no rádio, no jornal, TV, outdoor. Alguns empresários ainda consideram o marketing como um custo desnecessário e deixam de investir na comunicação. Por outro lado, outros erram por superdimensionar os recursos e exagerar na força colocada na comunicação. Criam expectativas nos clientes que são frustradas quando estes entram na loja e percebem que faltam: atendentes preparados, mercadorias e estrutura. Estes perdem tanto quanto os primeiros.

Quanto ao caixa, alguns empresários têm dificuldades em entender que uma coisa é lucro/prejuízo na empresa e outra é o dinheiro em caixa. São coisas bem diferentes e tratadas na contabilidade por princípios bem distintos. Para avaliar se houve lucro ou prejuízo é somado todas  vendas feitas no mês e subtraídos das despesas. Este é o relatório conhecido como Demonstrativo de Resultado do Exercício (DRE). Os valores que lá aparecem geralmente não estão no caixa ainda, devido a muitos pagamentos serem feitos com cartão pelos clientes ou divididas em várias vezes, além dos fiados. O mesmo acontece com a despesas, muitas elas não são pagas à vista e tudo é misturado no caixa, sem nenhuma ordem pré definida.

O “calcanhar de Aquiles” das empresa geralmente está no dinheiro disponível para pagar as contas em caixa, é comum vencer boletos hoje de contas feitas nos meses anteriores e pagamento de fornecedores de um estoque que muitas vezes ainda não foi vendido. É este buraco nas contas que precisa ser coberto por dinheiro conhecido como Capital de Giro e para monitorar se vai sobrar ou faltar dinheiro é utilizado o Fluxo de Caixa. Com isso, entende-se que um caixa negativo não significa uma empresa com prejuízos, da mesma forma que um caixa positivo não significa necessariamente uma empresa lucrativa.

Portanto, o Marketing da empresa, o DRE, Capital de Giro e Fluxo de Caixa são ações básicas para manter a saúde da empresa e também diagnosticar problemas antes mesmo que estes apareçam. O empresário que ainda não utiliza, está assumindo o risco de prejuízos e até falência nos negócios. Precisa correr e implantar tais controles o quanto antes... antes que seja tarde demais para providenciá-los!

 

 

*Walter Roque Gonçalves
professor ABS/FGV, consultor de resultados especializado em micro, pequenas e médias empresas | CRA 144.772 | Contato:(18) 99723-3109 | e-mail: [email protected]

 

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