Campo Grande Quinta-feira, 18 de Abril de 2024


Opinião Sábado, 12 de Maio de 2018, 10:13 - A | A

Sábado, 12 de Maio de 2018, 10h:13 - A | A

Opinião

Bolsonaro arruma encrenca com o maior cliente do Brasil: a China

Por José Luiz Tejon Megido*

Artigo de responsabilidade do autor
Envie seu artigo para [email protected]

Bolsonaro arrumando encrenca com o maior cliente do Brasil: arroubos que criam agouros.

Alphaville Empresarial

José Luiz Tejon Megido - Artigo

José Luiz Tejon Megido


Como se já não sobrassem problemas internos no país, onde temos inimigos das mais distintas facções, lá vai agora Bolsonaro se meter e arrumar encrenca na Ásia.


O Brasil representa uma área geopolítica segura para os interesses de todos os países do mundo, na questão de segurança alimentar. E sem dúvida, a China assim vê o Brasil. Ela significa hoje o maior cliente do agronegócio brasileiro e o maior cliente, em tudo. Comprou mais de 47 bilhões de dólares ano passado, investiu de 2010 até 2015 mais de 37 bilhões de dólares no Brasil.

Em um tour asiático, a família Bolsonaro andou derramando palavras de ordem contra a invasão chinesa, e ainda os afrontou, indo a Taiwan e tendo encontros com seus líderes políticos.

O Brasil não é os Estados Unidos, nem Rússia, nem Japão e nem a Europa. Somos um país tropical, situado em uma área geopolítica de independência e equidistância em conflitos internacionais.

O Brasil significa para a China, Rússia e Oriente Médio um excelente parceiro estratégico, pois seria impensável o país se meter em algum tipo de conflito ou preferências ideológicas por este ou aquele, acima do único interesse nacional, fazer o comércio e atrair investimentos dentro das nossas regras e leis; além de desenvolvermos um cliente que é sonho de vendas de todos os fornecedores do planeta, a China, nosso freguês.

Compramos aproximadamente a metade do que vendemos para os chineses, e essa relação de trocas será, sim, cada vez mais alvo de negociações, e precisamos nos preparar para isso.

Um erro de arroubos é colocar medo nas relações e inserir palavras de ordem falso nacionalistas que só podem atrapalhar o agronegócio brasileiro.

Como pré-candidato à presidência da República, deveria visitar nossos clientes e olhar zonas novas de acordos, além de aprender com os mesmos, e se tão interessado assim está no agronegócio brasileiro, deveria Bolsonaro ir investigar por que compramos alho e feijão preto da China, se o país é do agronegócio.

Com certeza se surpreenderia ao ver investimentos em tecnologia e redução de custos na cadeia produtiva chinesa, o que significaria belas lições para um brasileiro que quer se meter a liderar o Brasil.

O Brasil não deve criar dependências com um ou dois mercados. O país deve sim vender mais com mais capilaridade e valor agregado. Mas atacar o cliente número 1, ou é burrice, ou tática eleitoreira de um despreparado.

 

 

*José Luiz Tejon Megido

Conselheiro Fiscal do Conselho Científico Agro Sustentável (CCAS) e Dirige o Núcleo de Agronegócio da ESPM.

 

• • • • •

 

A veracidade dos dados, opiniões e conteúdo deste artigo é de integral responsabilidade dos autores e não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Capital News

 

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS