Campo Grande Quinta-feira, 18 de Abril de 2024


Opinião Quarta-feira, 17 de Julho de 2019, 19:15 - A | A

Quarta-feira, 17 de Julho de 2019, 19h:15 - A | A

Opinião

Desespero mental

Por Oscar D’Ambrosio*

Artigo de responsabilidade do autor
Envie seu artigo para [email protected]

Para onde caminha a Rússia? O filme “Uma criatura gentil”, de Sergei Loznitsa, com a forte presença da atriz Vasilina Makovtseva, apresenta um panorama bem desolador. Traz, em suas imagens, um universo marcado pela burocracia, pelo discurso retórico vazio e pela ausência de perspectivas perante uma sociedade corrupta.

Unesp

Oscar D'Ambrosio - Artigo

Oscar D'Ambrosio


Talvez o cineasta exagere nas tintas surreais, mas a sua leitura merece ser conhecida, inclusive pela forma como sua narrativa e suas imagens apresentam a história de uma mulher que busca inutilmente localizar seu marido, condenado por assassinato numa prisão. São quase duas horas de meia de busca incessante.

Num intenso labirinto de possibilidades, o que a protagonista encontra é bebida, jogo, respostas kafkianas, silêncios prolongados, prostituição, funcionalismo público ineficiente, associações de direitos humanos perdidas e desesperança. Cada porta que parece se abrir fecha-se numa jornada sem nexo.

A caminhada da protagonista inclui estalagens decadentes, policiais presos a normas sem sentido algum e integrantes da sociedade civil imersos em código próprios com regras inacessíveis a cidadãos comuns. Encontrar um presidiário nesses universos é uma tarefa inglória e desgastante, que leva apenas ao cansaço físico e ao desespero mental.

 

 

*Oscar D’Ambrosio

Jornalista pela USP, mestre em Artes Visuais pela Unesp, graduado em Letras (Português e Inglês) e pós-doutorando e doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

 

• • • • •

 

A veracidade dos dados, opiniões e conteúdo deste artigo é de integral responsabilidade dos autores e não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Capital News

 

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS