Sábado, 04 de Maio de 2024


Opinião Domingo, 25 de Novembro de 2018, 13:31 - A | A

Domingo, 25 de Novembro de 2018, 13h:31 - A | A

Opinião

Desvio com comprovado risco

Por Victor Teixeira*

Artigo de responsabilidade do autor
Envie seu artigo para [email protected]

Este país é uma parcela da parte do globo onde, como outros serviços a serem oferecidos a toda a população sem considerar-se o poder econômico de cada indivíduo, o enfrentamento do crime demanda, antes de tudo, uma séria vontade pelos trabalhadores de terem da sociedade o reconhecimento do bem que lhe fazem, negado pelos patrões. Há mais de um mês, porém, interesses extraoficiais achacados durante o expediente de órgãos responsáveis pela segurança pública e a justiça penal colocaram grupos de policiais mineiros e paulistas num mútuo antagonismo com fatal desfecho para um dos agentes fora de serviço e um dos cidadãos comuns que convocaram a empreitada obscura.

Divulgação

Victor Teixeira - Artigo

Victor Teixeira


Posteriormente ao atentado contra o presidente eleito Jair Bolsonaro, passou-se um mês e quase duas semanas até a cidade mineira de Juiz de Fora voltar a abrigar outro episódio criminal cativante para as preocupaçöes cidadãs dos brasileiros e dos residentes do exterior de nosso território que aproveitam a ausência no mundo virtual das barreiras geográficas, políticas e econômicas entre as fontes de informação de boa parte do mundo. Na contramão da pertinência para todo o povo do risco imediato assumido pelos policiais a si e a inocentes no enfrentamento a menbros da sociedade hostis à parte juridicamente estabelecida da ordem essencial a ela, membros da Policia Civil mineira e paulista se engalfinharam a bala num encontro extra oficial, ceifando a vida de um investigador do estado que foi sede do confronto e, dias depois, de um empresario forâneo integrante do trio de civis que atraíra os promotores de um serviço público para uma tarefa similar voltada a interesses privados.

 

Viabilizada primariamente pela existência da necessidade por um empresário paulista de entregar dólares a um homólogo mineiro, o desfecho sangrento da transação para o investigador envolvido na "escolta" do receptor da moeda estrangeira e para o empreendedor em segurança acompanhante, junto a policiais paulistas (um deles irmão seu), do investidor que trazia as importâncias americanas resultou do achado de exemplares falsos em meio a cedulas da espécie monetária nacional. Lamentavelmente esse saldo era um dos esparsos modos (além da hipótese de alguém não hesitar em fazer uma denúncia) para traçar até onde os zeladores da lei estimavam a moralidade não confinada ao expediente necessária ao cumprimento das obrigações.

 

Na semana passada três membros do grupo de servidores mineiros foram parar atras das grades, ficando quites com integrantes da confraria paulista impedida de regressar a seu estado. Em andamento sob sigilo as investigações levadas a cabo por promotores de justiça juiz-foranos, o Gaeco e a Corregedoria-Geral da Policia Civil mineiros, têm aí sinalizada a magnitude que podem ter captado da transgressão por esses elementos da exclusividade como fonte de lucro da receita tributária obtida de todo brasilekro apto a gerar e consumir qualquer dose de riqueza, delito administrativo a cujas piniçöes há de se juntar o peso do embaraçoso estelionato e das mortes sobre as liberdades gerais dos culpados.

 

O instante do preparo para lhes ser confiado o cargo marca a introdução dos policiais à importância de seu trabalho perante toda a sociedade e os valores imprescindíveis para uma vigorosa confiança da generalidade demográfica nos ditos cujos. A partir daí os aprovados para a carreira hão de contar com o legado da aqui abordada tragédia e, sem descartar a hipótese de não ser tão valorizado, com garantias de francas retaliações institucionais e penais para casos de desprezo ao potencial de infâmias e riscos surgirem de se usar conforme os ventos e marés de cada momento práticas e a autoridade para a oferta de segurança.

 

 

*Victor Teixeira
Jovem blogueiro de Itaporã ainda não diplomado em Jornalismo, mas interessado no modo como os fenômenos políticos, econômicos e sociais ocorrem no país e fora dele e são registrados e analisados sobretudo pelas mídias locais de onde os fatos acontecem ou de lugares de qualquer forma próximos.

 

• • • • •

 

A veracidade dos dados, opiniões e conteúdo deste artigo é de integral responsabilidade dos autores e não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Capital News

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS