Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Opinião Quinta-feira, 19 de Julho de 2018, 19:15 - A | A

Quinta-feira, 19 de Julho de 2018, 19h:15 - A | A

Opinião

Dinheiro fértil

Por Walter Roque Gonçalves*

Artigo de responsabilidade do autor
Envie seu artigo para [email protected]

Por que as empresas fecham? Nestes 18 anos de trabalho em consultoria de micro, pequenas e médias empresas tenho conclusões práticas que ajudam a explicar. Lembrando que a falência não pode ser atribuída a fatores isolados, o Sebrae aponta o comportamento empreendedor, políticas públicas, contexto econômica e o impacto de problemas pessoais sobre o negócio como os principais fatores que levam as empresas a fecharem.

Divulgação

Walter Roque Gonçalves - Artigo

Walter Roque Gonçalves

 

O curso Empretec do Sebrae destaca muito bem este comportamento empreendedor. Já fiz este curso e recomendo! Nele é vivenciado na prática os comportamentos que são: busca de oportunidade e iniciativa, persistência, correr riscos calculados, exigência de qualidade e eficiência, comprometimento, busca de informação, estabelecimento de metas, planejamento e monitoramento sistemáticos, persuasão, rede de contatos, independência e autoconfiança.

Pode-se incluir nesta lista o que chamo de Dinheiro Fértil. Trata-se do dinheiro que se reproduz. São os recursos investidos na qualidade do produto, na atenção, valorização e treinamento dos funcionários, na manutenção do prédio, marketing. Infelizmente, em algum momento o empresário acha que não precisa mais fazer estes investimentos e com isso condena o negócio à falência. Por outro lado, alguns empresários começam do nada, sem dinheiro nenhum e com a visão correta de investimento constroem negócios de sucesso.

Geralmente, a primeira impressão do empresário é de que agora vai, agora sou empresário. Por pura ilusão começa a viver um padrão de vida que imagina que tem e, gastar o que não tem. A solução neste caso é treinar o comportamento, calcular riscos, buscar eficiência, criar metas e monitorar a empresa sistematicamente. Os saques pessoais devem ter limites e as contas pessoais nunca devem ser misturadas com as da empresa.

Quando as coisas não saem como o esperado, é como se um balde de água fria fosse jogado no empresário, e este passa a não só a economizar, mas também evitar gastos que são essenciais para sobrevivência da empresa. Quem não conhece a lanchonete que “bombou” quando abriu oferecendo lanches fartos com preço acessível, lugar organizado e o atendimento entusiasmado. E depois, de algum tempo, o lugar se deteriorou, reboco da parede caiu, atendimento ficou apático, preço aumentou e o lanche diminuiu. E, com isso, os clientes sumiram e algum tempo depois o lanche fechou?

Devido o empresário perder a visão do Dinheiro Fértil e deixar de dar atenção aos funcionários, a manutenção do prédio, no marketing entre outros o problema se instalou. Neste mesmo caminho, mas na outra via, temos exemplos de empresários, como Geraldo Rufino que começou como catador de sucata e agora é milionário. Os fatores estão diretamente ligados ao comportamento empreendedor e na capacidade que estes tem de separar o Dinheiro Fértil dos outros gastos.

 

 

*Walter Roque Gonçalves

Professor ABS/FGV, especializado em micro, pequenas e médias empresas | CRA 144.772 | Contato:(18) 99723-3109 | e-mail:[email protected]

 

• • • • •

 

A veracidade dos dados, opiniões e conteúdo deste artigo é de integral responsabilidade dos autores e não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Capital News

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS