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Opinião Sábado, 06 de Maio de 2023, 11:01 - A | A

Sábado, 06 de Maio de 2023, 11h:01 - A | A

Opinião

Habilidades socioemocionais e a importância na vida em sociedade

Por Bruno Luis Simão*

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A educação é um dos pilares fundamentais para a formação dos indivíduos e a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. No entanto, a formação dos estudantes não deve se restringir ao conhecimento técnico e teórico das disciplinas escolares. É preciso também desenvolver habilidades socioemocionais que são fundamentais para a vida em sociedade e a formação dos estudantes, que está relacionada ao fato de que essas habilidades permitem aos estudantes lidar com diversas situações de forma mais adequada, além de ajudá-los a se relacionar melhor com outras pessoas.

Rodrigo Leal/Divulgação

Bruno Luis Simão - Artigo

Bruno Luis Simão

 

Essas habilidades incluem empatia, colaboração, liderança, comunicação e resolução de conflitos. A empatia, por exemplo, é uma habilidade que permite ao indivíduo se colocar no lugar do outro e compreender suas necessidades e emoções. A colaboração é outra habilidade importante, pois ensina a trabalhar em equipe, a compartilhar ideias e alcançar objetivos em conjunto. A liderança é importante para que os alunos possam assumir responsabilidades e influenciar, positivamente outras pessoas. A comunicação é fundamental para que os alunos possam expressar suas ideias e se fazerem entender. Por fim, a habilidade de resolução de conflitos permite que os alunos aprendam a lidar com situações adversas de forma mais eficaz.

Essas habilidades socioemocionais podem ser desenvolvidas por meio de atividades extracurriculares, projetos interdisciplinares, práticas pedagógicas inovadoras, entre outros recursos. Além disso, é importante que as escolas promovam um ambiente acolhedor e empático, onde os alunos possam se sentir seguros para expressar suas emoções e compartilhar suas ideias.

É importante ressaltar que o desenvolvimento de habilidades socioemocionais não deve ser visto como uma forma de substituir o conhecimento técnico e teórico das disciplinas escolares, mas sim como uma forma de complementá-los. A formação completa do estudante envolve tanto o conhecimento intelectual, quanto as habilidades socioemocionais, que são fundamentais para a formação de indivíduos mais completos e preparados para enfrentar a vida em sociedade.

 

 

*Bruno Luis Simão
Licenciado em Pedagogia, Normal Superior com Habilitação em Educação Infantil, Educação Física. Especialista em Psicopedagogia, Educação Especial e Inclusiva, Ludopedagogia, Psicomotricidade e desenvolvimento Humano, Neuropsicopedagogia, e Formação Docente para EAD, e professor da Área de Educação, da Escola Superior de Educação, do Centro Universitário Internacional Uninter.

 

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