Campo Grande Quinta-feira, 18 de Abril de 2024


Opinião Quarta-feira, 08 de Março de 2017, 19:45 - A | A

Quarta-feira, 08 de Março de 2017, 19h:45 - A | A

Opinião

Hoje não deveria ser o dia da mulher, mas o dia de reforçar seus direitos

Envie seu artigo para [email protected]

Por Marco ASA*
Artigo de responsabilidade do autor

Odeio classificações. Eu não tenho amigos gays, amigos negros, amigos gordos, amigas mulheres, eu tenho AMIGOS, e ponto! Por isso eu acho que o “dia da mulher”, com essa nomenclatura, uma hipocrisia. Afinal, hoje é o dia da mulher e os outros 364 são dias dos homens?

Foto cedida

Marco ASA - Artigo

Marco ASA

 

Acho que, da mesma forma que há o “Dia da Consciência Negra”, o dia deveria ser chamado como o “Dia de Luta pelos Direitos da Mulher”. Sim, porque não me venha com essa estória de que as mulheres já têm os mesmos direitos que os homens. Quantas mulheres “ralam” o dia inteiro em trabalhos que, muitas vezes, ganham menos que os homens e, quando chegam em casa, têm que lavar roupa, cuidar dos filhos, fazer a janta e, não raro, fazer faxina na casa, enquanto o marido está na happy hour? Muitas, com certeza.

Como eu professo a doutrina espírita, creio que o planeta está em evolução (embora não pareça). Chegaremos num futuro evoluído quando não haverá mais classificação das pessoas. Vamos conseguir enxergar o “it” do próximo, sem mesmo notar que se trata de homem, mulher, gay, hétero, negro, asiático... só a essência interessará.

Porque 8 de março? - Mas, voltando ao dia de hoje, o 8 de março teve origem com as manifestações das mulheres russas por melhores condições de vida e trabalho, durante a Primeira Guerra Mundial (1917). A manifestação que contou com mais de 90 mil russas ficou conhecida como "Pão e Paz", sendo este o marco oficial para a escolha do Dia Internacional da Mulher no 8 de março, porém somente em 1921 que esta data foi oficializada. O incidente emblemático que marca a luta das mulheres, um incêndio em uma fábrica têxtil de Nova York em 1911, quando cerca de 130 operárias morreram carbonizadas aconteceu, na verdade, em 25 de março.

Então, hoje não parabenize uma mulher pelo “seu dia”. Parabenize pelas conquistas e pela luta que ainda terão pela igualdade, que ainda está longe de acontecer.

 

 

*Marco ASA

Jornalista, publicitário e escritor. Contatos pelo e-mail [email protected]

 

• • • • •

 

A veracidade dos dados, opiniões e conteúdo deste artigo é de integral responsabilidade dos autores e não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Capital News

 

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS