Campo Grande Sábado, 20 de Abril de 2024


Opinião Terça-feira, 25 de Outubro de 2016, 08:22 - A | A

Terça-feira, 25 de Outubro de 2016, 08h:22 - A | A

Opinião

Homicídios no Brasil

Envie seu artigo para [email protected]

Por Odilon de Oliveira*
Artigo de responsabilidade do autor

Deurico/Capital News

Odilon de Oliveira

Odilon de Oliveira

 

Dados da Organização Mundial de Saúde alertam que o Brasil, com 60 mil assassinatos por ano, é o décimo país com maior número de homicídios, chegando a 32 para cada grupo de 100 mil habitantes. Uma das causas é o acesso fácil a armas de fogo. No mundo, são assassinadas 475 mil pessoas por ano. No Brasil, são 5 mil por mês ou 166 por dia.

 

O Brasil vive em estado de paz, mas mata muito mais do que se estivesse em guerra. Aliás, Rio de Janeiro vive em guerra, morrendo bandidos, policiais e pessoas inocentes. Guerra do tráfico.

No Rio Grande do Sul, onde Vantuir Jacini, demitido, há dois meses, foi secretário de segurança pública nos últimos dois anos, a taxa de homicídios e roubos subiu de maneira assustadora. Em 2.015, foram 2.405 assassinatos e mais de 1.276 nos seus primeiros meses de 2.016. Só em Porto Alegre, de janeiro a junho de 2016, foram assinadas 351 pessoas, uma média de duas por dia. Antes, durante oito anos, Jacini ocupou o mesmo cargo em Mato Grosso do Sul, onde a frota de umas dez aeronaves, incluindo helicóptero, recebidas da justiça para combater a criminalidade, virou sucata, o que deve gerar indenização pelos prejuízos matérias.

 

 

*Odilon de Oliveira

Juiz Federa

 

• • • • •

 

A veracidade dos dados, opiniões e conteúdo deste artigo é de integral responsabilidade dos autores e não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Capital News

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS