Campo Grande Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Opinião Terça-feira, 16 de Outubro de 2018, 19:13 - A | A

Terça-feira, 16 de Outubro de 2018, 19h:13 - A | A

Opinião

Mulheres no espelho

Por Oscar D’Ambrosio*

Artigo de responsabilidade do autor
Envie seu artigo para [email protected]

Se há algo que toca profundamente o ser humano é a sua própria imagem. Não é à toa que o espelho é um símbolo tão importante. Na literatura, por exemplo, apenas para citar três exemplos, Oscar Wilde, Machado de Assis e Guimarães Rosa o tornam elemento fundamental de narrativas em que o ser e o parecer se entrelaçam.

Unesp

Oscar D'Ambrosio - Artigo

Oscar D'Ambrosio

 

O ensaio fotográfico 'Mulheres no Espelho', realizado no Jardim Anália Franco, em São Paulo. SP, com 14 pacientes do Hospital Central da Santa Casa de SP que lutam ou lutaram contra o câncer de mama, comprova isso. A iniciativa, divulgada durante o Outubro Rosa 2018, foi promovida pelo Instituto Viver Hoje, e conta com numerosas parcerias. As imagens e informações sobre a iniciativa estão disponíveis em: http://www.fcmsantacasasp.edu.br/mulheres-no-espelho/

O essencial está na maneira delicada como o assunto é tratado. Por um lado, existe a disponibilidade dessas mulheres em partirem para uma jornada desconhecida, pois a maquiagem, as roupas e os adereços permitem justamente um mergulho numa terra em que a fantasia e a realidade se mesclam em limites indefinidos.

Torna-se possível ser, por alguns instantes, durante a produção, e, eternamente, por meio da foto, mais ou menos do que já se é numa caminhada em que todo impossível se torna possível pela força da imaginação e pela capacidade de vencer limites.

Cada imagem traz em si uma narrativa implícita, uma construção visual marcada por um querer ser que se realiza pelo ser a cada instante. Essa bela complexidade se manifesta cada vez que olhamos para dentro de nós e também para aquilo que o espelho nos traz, num exercício poético e contínuo.

 

 

*Oscar D’Ambrosio

Jornalista pela USP, mestre em Artes Visuais pela Unesp, graduado em Letras (Português e Inglês) e doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

 

• • • • •

 

A veracidade dos dados, opiniões e conteúdo deste artigo é de integral responsabilidade dos autores e não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Capital News

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS