Campo Grande Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Opinião Terça-feira, 25 de Setembro de 2018, 14:58 - A | A

Terça-feira, 25 de Setembro de 2018, 14h:58 - A | A

Opinião

O imortal Paul Newman

Por Oscar D'Ambrosio*

Artigo de responsabilidade do autor
Envie seu artigo para [email protected]

Os olhos azuis de Paul Newman (1925 – 2008) marcaram época. Ator, dublador, e diretor de cinema, foi um dos grandes símbolos sexuais dos anos 1960. Porém, há uma faceta dele menos conhecido, que é justamente a explorada no documentário ‘Winning: The Racing Life of Paul Newman’.

Unesp

Oscar D'Ambrosio - Artigo

Oscar D'Ambrosio

 

Newman, vencendo muitos preconceitos por já ser um ator famoso, se destacou como piloto, dos anos 1970 aos 1990, correndo em carros esporte nos Estados Unidos e na Europa, onde chegou a conseguir um segundo lugar na categoria esporte das 24 Horas de Le Mans com um Porsche 935, perdendo a corrida apenas por um problema técnico.

Nos anos 1980, envolveu-se também com a Fórmula Indy, onde se tornou sócio-proprietário da equipe Newman-Haas Racing, vencedora de diversos campeonatos. E há ainda mais uma importante conquista nas pistas e contra outro preconceito, agora de idade! Aos 70 anos, foi o mais velho piloto a vencer uma corrida de prestígio, ao fazer parte do time de pilotos do carro que venceu as 24 Horas de Daytona de 1995.

O filme mostra a determinação e a concentração de Paul Newman nessa jornada automobilística. Ele é apresentado como alguém que preferia aprender devagar como fazer muito bem do que aprender depressa e ser apenas mais um em qualquer atividade. Foi assim nos sets de cinema e nas pistas.

E não deixe de assistir ao filme ‘Winning’ (traduzido como ‘500 milhas’, no Brasil), de 1969, que despertou o amor de Newman pelo automobilismo e, para que este texto seja ainda mais proveitoso, veja ou reveja os filmes de animação Carros (2006) e Carros 3 (2017), em que Newman dubla o experiente corredor Doc Hudson. Para se emocionar!

 

 

*Oscar D'Ambrosio

Mestre em Artes Visuais e doutor em Educação, Arte e História da Cultura, é Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

 

• • • • •

 

A veracidade dos dados, opiniões e conteúdo deste artigo é de integral responsabilidade dos autores e não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Capital News

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS