Campo Grande Sábado, 20 de Abril de 2024


Opinião Segunda-feira, 25 de Março de 2019, 19:15 - A | A

Segunda-feira, 25 de Março de 2019, 19h:15 - A | A

Opinião

O tabu da menstruação

Por Oscar D’Ambrosio*

Artigo de responsabilidade do autor
Envie seu artigo para [email protected]

Prêmio Oscar 2019 na categoria de Melhor Documentário de Curta-metragem, “Period. End of Sentence”, traduzido por “Absorvendo o Tabu”, escrito e dirigido por Rayka Zehtabchi, é um filme indiano que aplica um soco no estômago de quem o assiste aberto a todas as suas nuances.

Unesp

Oscar D'Ambrosio - Artigo

Oscar D'Ambrosio

 

Não se trata apenas de uma obra que mostra a dificuldade da cultura daquele país de lidar com a menstruação. Obtém elevado impacto emocional por construir uma narrativa e um raciocínio que apontam como o não-uso de absorventes, no lugar de folhas de árvores ou toalhas não higienizadas, alia-se ao preconceito para um quadro triste.

A mulher obrigada a esconder a sua menstruação de colegas de escola ou em locais de trabalho perde o acesso à educação e à renumeração, respectivamente, tornando-se submissa nessas duas áreas. Nesse aspecto, o filme relata como um empreendedor local criou uma máquina que produz absorventes a preço acessível e biodegradáveis.

Por meio de uma campanha de arrecadação de fundos, a organização The Pad Project instalou a máquina na pequena vila indiana de Hapur e é apesentado como elas não só aprendem a utilizar o absorvente, mas também passam a fabricá-lo e vendê-lo num contexto em que muitos, seja qual for o sexo, ainda veem a menstruação como uma “doença de mulheres”.

 

 

*Oscar D’Ambrosio

Jornalista pela USP, mestre em Artes Visuais pela Unesp, graduado em Letras (Português e Inglês) e doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo

 

• • • • •

 

A veracidade dos dados, opiniões e conteúdo deste artigo é de integral responsabilidade dos autores e não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Capital News

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS