Campo Grande Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Opinião Segunda-feira, 16 de Julho de 2018, 13:57 - A | A

Segunda-feira, 16 de Julho de 2018, 13h:57 - A | A

Opinião

Um apelo humanitário

Por Oscar D"Ambrosio*

Artigo de responsabilidade do autor
Envie seu artigo para [email protected]

Se você se preocupa com a vida de outros seres humanos, como é uma obrigação, não é mesmo?, não pode deixar de ver o documentário ‘Torre’, de Keith Maitla. Lançado em 2016, trata do primeiro caso de tiroteio em massa nos EUA, ocorrido em 1º de agosto de 1966, na Universidade do Texas.

Unesp

Oscar D'Ambrosio - Artigo

Oscar D'Ambrosio

 

O ex-fuzileiro Charles Whitman disparou, do alto de uma torre do câmpus, contra estudantes e outros pedestres, vitimando mais de uma dúzia de pessoas e ferindo outras 31. O caso abalou o País e ganhou dimensão mundial. A novidade do filme é mostrar a tragédia pela mescla de cenas de animação, depoimentos reais e gravações da época.

As falas da moça grávida que perdeu o filho e o namorado e do rapaz que entregava jornais de bicicleta com seu primo são de arrepiar, sem pieguice alguma. No primeiro caso, ela conta como foi ajudada por uma jovem que só reencontrou uma vez, ainda estava hospitalizada e recebeu a visita dessa espécie de anjo.

No segundo, os então jovens não se encontravam há décadas, e a gravação do documentário foi a motivação de eles retomarem o contato e dividirem a marcante experiência. O diálogo traz lembranças e emoções muito mais presentes nos gestos e olhares do que nas palavras. Uma obra-prima humanitária para jamais esquecer!

 

 

*Oscar D'Ambrosio

Mestre em Artes Visuais e doutor em Educação, Arte e História da Cultura, é Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

 

• • • • •

 

A veracidade dos dados, opiniões e conteúdo deste artigo é de integral responsabilidade dos autores e não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Capital News

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS