Campo Grande Terça-feira, 30 de Abril de 2024


Capacitação Quarta-feira, 23 de Agosto de 2023, 14:37 - A | A

Quarta-feira, 23 de Agosto de 2023, 14h:37 - A | A

Alta procura

"Voucher Transportador" tem mais de 7 mil inscrições

Resultado da seleção será anunciado no dia 28 deste mês

Odirley Deotti
Capital News

O programa "Voucher Transportador" encerrou as inscrições nesta terça-feira (22) com um expressivo número de candidatos registrados. Foram 7.339 participantes interessados em se capacitar como motoristas de carga e ônibus, além de adquirir as habilitações "D" e "E" sem custos. Os resultados da seleção serão divulgados na próxima segunda-feira (28).

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc) reportou uma procura significativa pelas vagas, com a maioria das inscrições concentradas em Campo Grande (4.821), seguida por Três Lagoas (1.089), Dourados (641), Ribas do Rio Pardo (313), Corumbá (230), Chapadão do Sul (174) e São Gabriel do Oeste (71).

Promovido pelo Governo do Estado, o programa é uma colaboração entre a Semadesc e o Sest Senat, com a participação ativa do Departamento Estadual de Trânsito de MS (Detran-MS). Nesta primeira etapa, estão disponíveis 660 vagas, sendo 410 para Campo Grande, 100 para Três Lagoas, 40 para Dourados, 50 para Ribas do Rio Pardo, além de 20 vagas em Corumbá, Chapadão do Sul e São Gabriel do Oeste.

A iniciativa visa atender a demanda do setor de transporte, que enfrenta escassez de profissionais qualificados para preencher as vagas disponíveis. Por meio desse apoio, o Governo busca estimular a economia, gerar empregos e incrementar a renda da população.

Prevê-se que a capacitação, conduzida pelo Sest Senat, tenha início em setembro, com a expectativa de formar motoristas qualificados até o final do ano, prontos para ocupar as vagas no mercado de trabalho.

Os critérios para participação incluíam idade mínima de 21 anos, posse de CNH válida nas categorias "B" há pelo menos 24 meses, "C" com 12 meses ou "D" com 12 meses. Além disso, os candidatos precisavam estar em conformidade com as regras estabelecidas pelo Contran e pelos órgãos de trânsito, não tendo cometido infrações graves, gravíssimas ou médias nos últimos 12 meses.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS