Quinta-feira, 18 de Abril de 2024


Polícia Quinta-feira, 08 de Agosto de 2019, 08:59 - A | A

Quinta-feira, 08 de Agosto de 2019, 08h:59 - A | A

União

Deflagrado mais uma operação contra contrabando de cigarros

Ação acontece em Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Norte

Elaine Silva
Capital News

Divulgação/Polícia Federal

Deflagrado mais uma operação contra contrabando de cigarros

Depósito em Naviraí

A  Polícia Federal deflagrou a Operação Teça, com objetivo desarticular sofisticadas Organizações Criminosas envolvidas com o delito de contrabando de cigarros. A ação aconteceu nos estados de Mato Grosso do Sul, Paraná e Rio Grande do Norte. 

A Operação TEÇÁ, juntamente com outras operações de inteligência recentemente realizadas, as quais desarticularam estrutural e financeiramente Organizações Criminosas envolvidas em atividades delituosas de contrabando, aliadas a ações ostensivas nos rios e nas estradas situadas nas regiões fronteiriças vêm dificultando em muito a entrada de produtos ilícitos no território nacional, sendo fortes investidas contra o crime organizado na região.

Estão sendo cumpridas 73 ordens judiciais expedidas pela 1ª Vara Federal de Naviraí/MS, sendo 40 mandados de prisão preventiva e 33 mandados de busca e apreensão, com a participação de 130 Policiais Federais. Conforme a nota, o Exército Brasileiro e a Corregedoria da Polícia Rodoviária Federal colaboram nas ações vinculadas à deflagração da Operação.

As Organizações Criminosas possuem base territorial no Mato Grosso do Sul e articularam uma  aprimorada rede para internação e transporte de cigarros estrangeiros no território nacional, os quais ingressam no Brasil pela região da fronteira com o Paraguai.


Investigação
As Organizações Criminosas conseguiram cooptar um policial para auxiliar em suas atividades delituosas e possuíam significativa capacidade logística, a qual era utilizada principalmente para a introdução e o transporte de cigarros de origem estrangeira no Mato Grosso do Sul e Estados vizinhos com destino a outras localidades do País.

No curso da investigação, realizada entre os anos de 2018 e 2019, foram apreendidos pela Polícia Federal e outras forças, sempre em integração de esforços, 155 veículos utilizados para o transporte de cigarros de origem estrangeira, tendo sido presos 75 indivíduos envolvidos em práticas ilícitas capitaneadas pelas Organizações Criminosas hoje desarticuladas.

Dentre as ocorrências, destaca-se a apreensão efetuada na cidade de Ivinhema/MS, no dia 15/06/2018, quando, em uma única oportunidade, de 11 carretas carregadas de cigarros de origem estrangeira foram apreendidas, tendo sido presos 09 motoristas em flagrante delito. Contabilizou-se, na ocasião, 1 milhão de maços de cigarros, avaliados, conjuntamente com os veículos apreendidos, em 10 milhões de reais. No total da investigação, o valor das mercadorias ilícitas apreendidas nas ações é de aproximadamente R$ 144 milhões.

Significado
O nome da Operação "TEÇÁ" faz referência a 'estado de atenção, vigilância', no idioma guarani, em razão da grande rede de olheiros, mateiros e batedores utilizados pelas Organizações Criminosas, os quais monitoram diuturnamente as atividades dos órgãos de fiscalização.

Álbum de fotos

Divulgação/Polícia Federal

Joiais foram apreendidas na operação

Divulgação/Polícia Federal

Veículo apreendido

Divulgação/Polícia Federal

Divulgação/Polícia Federal

Divulgação/Polícia Federal

Divulgação/Polícia Federal

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS