Terça-feira, 16 de Abril de 2024


Polícia Quarta-feira, 26 de Junho de 2019, 08:03 - A | A

Quarta-feira, 26 de Junho de 2019, 08h:03 - A | A

OPERAÇÃO KRIMOJ

Polícia desarticula rede de casas ligadas a facções criminosas

Seis mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos na Capital

Elaine Silva
Capital News

Leonardo Barbosa/Capital News

PF divulga balanço da operação com 41 buscas e 13 prisões cumpridas

Operação busca desarticular verde de casas ligadas a facções criminosas

Rede de casas ligadas às facções:Primeiro Comando da Capital (PCC), Família do Norte (FDN) e Comando Vermelho (CV) são alvo da Polícia Federal na manhã desta quarta-feira (26) em Campo Grande/MS.

 

A Operação KRIMOJ, investiga uma rede de casas de apoio ligadas a facções criminosas na cidade de Campo Grande/MS. A ação foi realizada em conjunto com o Departamento Penitenciário Federal (DEPEN/MJSP). Aproximadamente 30 Policiais Federais e 15 Agentes Federais de Execução Penal compõem as equipes que cumprem seis Mandados de Busca e Apreensão expedidos pela 3ª Vara Federal de Campo Grande/MS.

 

Em fevereiro de 2019 foi iniciada as investigações, após servidores públicos federais receberem bilhetes com ameaças de morte. Em primeiro momento os "recados" foram interceptados na Penitenciária Federal de Campo Grande/MS, sendo mandados pela facção PCC. A operação revelou uma rede de casas de apoio a integrantes de facções criminosas instaladas na Capital do Mato Grosso do Sul, onde podem estar armazenadas informações sobre a atuação destas facções. Além do PCC também foram identificadas casas de apoio a outros grupos criminosos, como Família do Norte e Comando Vermelho.

 

As casas de apoio são mantidas pelas facções, as quais financiam os custos com aluguéis, verbas para manutenção dos imóveis, passagens aéreas para os ocupantes de outros Estados, entre outros valores de custeio dos locais. Os investigados podem responder pelos crimes de organização criminosa e ameaça.

 

Significado

O nome KRIMOJ é a tradução da palavra CRIMES em Esperanto, em alusão aos diversos crimes praticados pelas facções criminosas e também pelo fato de as casas de apoio serem mantidas para a troca de informações entre os membros das facções.

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS