Campo Grande Quarta-feira, 24 de Abril de 2024


Polícia Quarta-feira, 12 de Setembro de 2018, 11:06 - A | A

Quarta-feira, 12 de Setembro de 2018, 11h:06 - A | A

OPERAÇÃO VOSTOK

‘Vostok’ cumpre mandados contra conselheiro do TCE e filho do governador

Operação já havia realizado buscas na casa de Azambuja mais cedo

Leonardo Barbosa
Capital News

A Operação Vostok deflagrada pela Polícia Federal na manhã desta quarta-feira (12) que cumpriu mandados de busca e apreensão na casa do governador Reinaldo Azambuja (PSDB), também alcançou o apartamento do filho do governador, Rodrigo Souza e Silva e prendeu o conselheiro do TCE-MS (Tribunal de Contas do Estado), Márcio Monteiro.

Deurico/Capital News

Marcio Monteiro esclarece que boleto preto e branco é objeto de contenção de gastos

Márcio Monteiro foi preso pela PF na manhã desta quarta-feira (12)

 

Monteiro é acusado pelas delações de executivos da J&F (grupo de investimento que controla a JBS) de ser o responsável por emitir notas fiscais frias para justificar o pagamento de propina a empresários do ramo frigorífico. Márcio Monteiro foi prefeito de Jardim, deputado estadual, deputado federal e secretário estadual de fazenda e recentemente se tornou conselheiro do TCE-MS.

 

A PF e o MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) também estiveram na casa do filho do governador em busca de documentos e provas que pudessem comprovar os apontamentos das delações.

 

Operação

A Operação Vostok tem objetivo de combater um esquema de pagamento de propina a representantes da cúpula dos Poderes Executivo e Legislativo estaduais, além do Tribunal de Contas do Estado, no Mato Grosso do Sul.

 

O inquérito foi autorizado e tramita perante o Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília, que decretou as medidas em cumprimento. Aproximadamente 220 policiais federais cumprem 41 mandados de busca e apreensão e 14 mandados de prisão temporária, na capital do estado e nos municípios de Aquidauana, Dourados, Maracaju, Guia Lopes de Laguna; e Trairão no Estado do Pará. São alvos das medidas os endereços residenciais e comerciais dos investigados e os seus locais de trabalho.

 

As investigações foram iniciadas no início deste ano, tendo por base os termos de colaboração premiada de executivos de uma grande empresa do ramo frigorifico. Os colaboradores detalharam os procedimentos adotados junto ao governo do Estado para a obtenção de benefícios fiscais - TARE's.

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS