Campo Grande Terça-feira, 21 de Maio de 2024



Executivo Terça-feira, 30 de Abril de 2024, 18:13 - A | A

Terça-feira, 30 de Abril de 2024, 18h:13 - A | A

Novo PAC

Mato Grosso do Sul recebe sete Unidades Básicas de Saúde com investimento do Novo PAC

500 unidades de saúde serão construídas em todo país

Mariana Piell
Capital News

Breno Esaki/Agência Brasília

Unidade Básica de Saúde

Novas Unidades Básicas de Saúde devem ser construídas em 7 municípios sul-mato-grossenses

Em portaria publicada na última quarta-feira (24), o Ministério da Saúde destinou R$1,1 bilhão para a construção de 500 Unidades Básicas de Saúde (UBS) em todo o país. Os investimentos fazem parte do Novo PAC Saúde e mais de R$ 17 milhões devem ser destinados a Mato Grosso do Sul para a construção de sete Unidades Básicas de Saúde (UBS).

A ministra da saúde, Nísia Trindade, pontuou a importância da medida. “Essa portaria do Novo PAC Saúde é mais um importante momento na retomada da saúde da família. Representa mais postinhos de saúde com mais equipes de Saúde da Família, que é onde o acolhimento do SUS mais acontece em todo o país. Também representa esse grande investimento que está sendo feito pelo governo federal para viabilizar mais acessos à população, com atendimentos qualificados e UBS estruturadas para o cuidado das pessoas e para um bom trabalho dos profissionais de saúde”.

Segundo o secretário de Atenção Primária, Felipe Proenço, outros 1.048 pedidos de construção de UBSs estão em análise para aprovação. “Cada formalização entregue pelos gestores no nosso sistema é verificada pelos técnicos, que estão trabalhando em formato de força-tarefa. Mas nossa celeridade está atrelada a dos gestores. O Novo PAC Saúde é feito de parceria. O quanto antes os territórios concluírem a parte deles, mais rápido entregaremos a nossa”.

As sete cidades de Mato Grosso do Sul que receberão as novas UBS são: Caarapó, Chapadão do Sul, Coxim, Dourados, Iguatemi, Ponta Porã e Ribas do Rio Pardo. Esses municípios estão na etapa de preenchimento da proposta de formalização. Informações adicionais e documentos complementares devem ser apresentados online, no site do InvestSUS, até o dia 10 de maio. Os primeiros repasses do PAC para a construção devem ser feitos ainda em 2024.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS