Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Política Quarta-feira, 10 de Julho de 2019, 14:24 - A | A

Quarta-feira, 10 de Julho de 2019, 14h:24 - A | A

Aprovado

ALMS Aprova Projeto que altera Estatuto dos Profissionais da Educação

Em meio a protestos, deputados aprovaram a alteração em primeira votação.

Flavia Andrade
Capital News

Luciana Nassar/ALMS

ALMS Aprova Projeto que altera Estatuto dos Profissionais da Educação

Parlamentares votam diversos projetos durante a Ordem do Dia

 

Nesta quarta-feira (10), os deputados aprovaram em primeira votação, o Projeto de Lei Complementar 09/2019, do Poder Executivo, que altera o Estatuto dos Profissionais da Educação Básica do Estado (Lei Complementar 87/2000). Diversos grupos de professores acompanharam a votação. Eles criticam a aprovação de dispositivos que tratam da remuneração dos servidores.

 

De acordo com o deputado Pedro Kemp (PT), “o projeto do Executivo é ilegal, por prever redução salarial. Eu estou aqui há vários mandatos, já vi governos não concederem reajustes ou conceder reajustes ínfimos aos salários dos servidores. Mas reduzir salários eu nunca vi”, destaca.

 

Ainda conforme o parlamentar, na opinião dele, ferem a Constituição Federal quanto à isonomia. “Esse projeto não vai prosperar. O contrato dos professores convocados nos concursos simplificados vai ser por um ano, isso é interessante, porque hoje ele é convocado por seis meses. Então ele vai receber 12 salários, décimo terceiro e férias. Porém, o salário vai significar em média 70% do salário do professor efetivo. O convocado vai receber 30% a menos”, enfatiza Kemp.

 

Luciana Nassar/ALMS

ALMS Aprova Projeto que altera Estatuto dos Profissionais da Educação

Plenário da Casa de Leis tem lotação máxima durante protesto dos professores

Para o presidente e a vice-presidente da Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul (FETEMS), Jaime Teixeira, “a resposta à aprovação  virá nas eleições”. Já Sueli Viega, declarou que “esse projeto reduz o salário dos professores convocados. E é impossível legalmente receber salários diferentes dentro de uma mesma função”.

 

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) encaminhou parecer favorável, sendo aprovada em primeira votação na sessão, a matéria segue para a segunda votação.

 

Ainda durante a Ordem do Dia, os deputados também aprovaram, em segunda votação, o Projeto de Lei 86/2019, do deputado Zé Teixeira (DEM), que denomina o município de Água Clara como Capital Estadual do MDF de Mato Grosso do Sul.

 

Já em primeira discussão, o Projeto de Lei 176/2015 de autoria do deputado Cabo Almi (PT), foi arquivado, devido à aprovação de parecer contrário da CCJR. A proposta previa a obrigatoriedade do transporte de material explosivo, de qualquer natureza, ter escolta privada de segurança.  Também de autoria de Cabo Almi, foi arquivado, devido à aprovação de parecer contrário da CCJR, o Projeto de Lei 284/2015, que dispõe sobre a obrigatoriedade das empresas que fabricam e comercializam bebidas alcoólicas de incluírem fotografias de acidentes de veículos em seus rótulos.

 

Também houve a votação do parecer contrário da CCJR ao Projeto de Lei 100/2019, de autoria do deputado Capitão Contar (PSL), sendo afastado. Sendo assim, a proposta segue em tramitação para segunda votação. O objetivo do projeto é acrescentar dispositivos à Lei nº 1.070, de 10 de julho de 1990, que dispõe sobre Licitações e Contratos da Administração Direta, das Autarquias e das Fundações Públicas do Estado, e dá outras providências.

 

Além destes, também foi aprovado, em primeira votação, o Projeto de Lei 165/2019 de autoria do Ministério Público, que dispõe sobre a revisão dos vencimentos-base dos servidores do Quadro de Servidores do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS