Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Política Sexta-feira, 15 de Fevereiro de 2019, 16:52 - A | A

Sexta-feira, 15 de Fevereiro de 2019, 16h:52 - A | A

BANCANDO

ALMS vai intermediar visita da Aneel ao estado para explicações sobre aumento de energia

Agência deve explicar tecnicamente quais as razões dos abruptos aumentos nas contas de luz dos consumidores do Estado nos últimos dois meses

Leonardo Barbosa
Capital News

Victor Chileno

Deputado pede a Ministério do Trabalho o ‘número real’ de funcionários da JBS

O presidente da casa, deputado Paulo Corrêa (PSDB), foi quem fez contato com a Aneel

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALMS) convidou a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para auxiliar parlamentares, consumidores e o setor produtivo a entenderem tecnicamente quais as razões dos abruptos aumentos nas contas de luz dos consumidores do Estado nos últimos dois meses. O contato foi feito pelo presidente da Casa, Paulo Corrêa (PSDB), que divulgou a informação em entrevista à Rádio 95 FM Capital, na manhã desta sexta-feira (15).

 

“Eu consegui falar lá para que o novo presidente da Aneel [André Pepitone] venha em um trabalho conjunto com Fiems, Fecomércio, Famasul, enfim, setor produtor, para conversarmos agora em março. Vamos discutir tecnicamente essa cobrança, pois o sistema tarifário de cobrança é até difícil de entender. São 139 itens que compõem o cálculo da cobrança”, disse Paulo Corrêa, que foi presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigou casos semelhantes em 2006 e 2007 e conseguiu a devolução de R$ 200 milhões aos consumidores – reveja aqui.

 

A data da reunião ainda será definida, mas o presidente confirmou que toda a população poderá participar de audiência pública a ser realizada na Assembleia Legislativa no dia 12 de março, às 14h30, no Plenário Júlio Maia – no Palácio Guaicurus, Bloco 9, no Parque dos Poderes.

 

“A reclamação é generalizada, com contas impraticáveis. A Energisa [concessionária de energia] já foi à Assembleia discutir o assunto, mas falou do calor, porém conta de R$ 79 mil? Pode ter erro? Pode. Por que não assumir? Tem gente que lançou errado? Não sei, mas sei que dá para entender que uma hora é bandeira verde e outra é bandeira verdade, mas convenhamos que teve muita chuva ano passado. Temos que fiscalizar sim”, explicou o presidente.

 

 

O Procon/MS esteve na sessão ordinária de ontem listando outras contas com valores considerados abusivos – saiba mais aqui. “A cobrança de ICMS vai de 17% até 25% e se o consumo muda, liga o ar-condicionado no máximo, claro que sua conta de luz modifica o valor. Isso precisa ser discutido, assim como o fato de sermos comprador de energia, importar energia de outros países, essa é uma questão muito séria”, ressaltou o deputado. Um requerimento foi apresentado durante sessão ordinária de ontem pedindo as notas fiscais da compra de energia.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS