Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Política Terça-feira, 06 de Fevereiro de 2018, 17:53 - A | A

Terça-feira, 06 de Fevereiro de 2018, 17h:53 - A | A

Desafio para 2018

Anseios populares têm de ser traduzidos em ações, diz Mocchi, sobre ano eleitoral

Casa de Leis continuará atuando como protagonista em momentos cruciais ao Estado, garante presidente da Assembleia

Flávio Brito
Capital News

 

Victor Chileno/ALMS

Anseios populares têm de ser traduzidos em ações, diz Mocchi, sobre eleitoral

Presidente da Assembleia Legislativa abriu os trabalhos nesta terça-feira

O presidente da Assembleia Legislativa, Junior Mochi (PMDB),  afirmou durante a solenidade de abertura da 4ª Sessão Legislativa da 10ª Legislatura da Casa de Leis, nesta terça-feira (6), que a conjuntura repleta de “problemas graves e desafiantes” é oportunidade para os agentes políticos realmente comprometidos com a transformação social. “Se de um lado, temos a incompreensão a criminalizar a política, de outro temos homens e mulheres de bem buscando a solução pelas vias democráticas”, lembrou.

 

Segundo ele, há o desafio de responder à “intolerância obscura” com mais trabalho, dedicação redobrada e sensibilidade, a fim de que os anseios populares sejam não somente percebidos, mas traduzidos em programas e ações. Dever que, na avaliação de Mochi, não deve ser prejudicado ao longo deste ano eleitoral.

 

“Não há outro caminho. Não existem atalhos. A Democracia, como expressão da vontade da maioria presente e participante, só se impõe diante de nós, soberana e definitivamente, por meio da ação política”, enfatizou 

 

O presidente reiterou que a Casa de Leis continuará atuando como protagonista em momentos cruciais ao Estado. Além da análise e votação de proposições de interesse da população, o Parlamento será novamente palco de debates importantes, fará a interlocução política com o Judiciário e o Executivo, será conciliador na mediação de conflitos e permanecerá de portas abertas à população.

 

Entre as conquistas da Casa de Leis, Mochi citou a realização de concurso público, a convocação de aprovados e processos internos que aperfeiçoaram os trabalhos legislativos. “Estamos fazendo da transparência de nossos atos uma condição natural, ao invés de obrigatória, garantindo o acesso dos nossos atos pelo nosso portal e pelos canais de comunicação”.

 

Mochi ressaltou o papel fiscalizador dos deputados estaduais com relação ao Executivo e disse que a Assembleia Legislativa intensificará a aproximação com as Instituições Públicas, Privadas e Organizações da Sociedade Civil, “fazendo a interlocução útil na busca de soluções dos problemas que se apresentarem”.

 

Reforma

Durante o período de recesso parlamentar, a Casa de Leis passou por reformas e adequações estruturais. Segundo o arquiteto Neder Schabib Peres, as redes elétrica e lógica passaram por reparos. O forro dos gabinetes e plenários foi substituído e obras de acessibilidade também foram executadas.

 

“Instalamos lâmpadas de Led, para gerar economia, e adequamos os guarda-corpos do plenário Júlio Maia às normas de segurança do Corpo de Bombeiros”, explicou. O dispositivo separa a área destinada ao público de onde permanecem os deputados durante as sessões e garante mais segurança a quem visita o plenário nas galerias do primeiro piso.

 

Foram trocados os estofados das poltronas e instalados carpetes retardantes, para evitar quedas, tanto no plenário quanto no plenarinho Deputado Nelito Câmara. A recepção do Palácio Guaicurus ganhou guarda-volumes, acessibilidade e foi adequada para garantir o fluxo de entrada e saída de pessoas.

 

“Seguimos o cronograma de execução e agora fazemos os últimos ajustes para a conclusão. Com a obra, o prédio passa a ser mais seguro e acessível a todos que visitam ou trabalham na Casa de Leis”, enfatizou o arquiteto.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS