Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Política Sexta-feira, 04 de Maio de 2018, 15:32 - A | A

Sexta-feira, 04 de Maio de 2018, 15h:32 - A | A

Direitos humanos

Aprovado projeto de Moka mudança de símbolo pejorativo sobre idoso

Se virar lei, as placas que indicam atendimento preferencial ao idoso em bancos, comércio e vagas de estacionamento deverão ser trocadas

Flávio Brito
Capital News

Reprodução

Aprovado projeto de Moka mudança de símbolo pejorativo sobre idoso

Imagem mostra ícone atual e o que traz as mudanças propostas 

A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado aprovou projeto de lei que modifica a imagem utilizada para identificar o atendimento preferencial a idosos (PLS 126/2016).   Apresentado por Moka em março de 2016, o projeto teve rápida tramitação. Foi aprovado em duas comissões do Senado e agora segue para a Câmara dos Deputados.

 

O desenho atual mostra uma pessoa curvada, usando uma bengala. No lugar dele, de acordo com a proposta, entra imagem de uma pessoa com a frase “60+”. Se virar lei, as placas que indicam atendimento preferencial ao idoso em bancos, comércio e vagas de estacionamento deverão ser trocadas.

 

Para o autor do projeto senador Waldemir Moka (MDB-MS), este ícone não pode ser pejorativo. O senador observou que os maiores de 60 anos não são mais, necessariamente, pessoas frágeis. 

“O fato de a pessoa atingir essa idade não significa que ela esteja inválida, ou mesmo alijada do convívio na sociedade”, afirmou. 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS