Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Política Quarta-feira, 04 de Abril de 2018, 16:19 - A | A

Quarta-feira, 04 de Abril de 2018, 16h:19 - A | A

Eleições 2010

“As acusações não procedem, são inverídicas”, diz Vander, sobre denúncia de caixa 3

Parlamentar petista e mais quatro empresários foram denunciados pela procuradora-geral da República

Flávio Brito
Capital News

Deurico/Capital News

Vander Loubet

Vander Loubet

O deputado federal Vander Loubet (PT-MS) se manifestou sobre a denúncia da procuradora-geral da República, Raquel Dodge, feita nesta quarta-feira (4), por ter irregularidades na prestação de contas da campanha de 2010. De acordo com o MPF, foi a primeira denúncia pela prática de “Caixa 3”, desde o início da Operação Lava Jato. “As acusações não procedem, são inverídicas”, diz Vander, diz Loubet, em nota enviada à imprensa.

 

Segundo o Ministério Público Federal (MPF), o  parlamentar informou ao Tribunal Regional Eleitoral do Mato Grosso do Sul (TRE-MS) ter recebido R$ 50 mil das empresas Leyroz de Caxias Indústria e Logística e Praiamar Indústria e Comércio Distribuição. No entanto, após investigações ficou provado que a doação foi feita pelo Grupo Odebrecht. Também foram denunciados, os empresários Roberto Luiz Ramos Fontes Lopes, Walter Faria, Alexandrino de Salles Ramos de Alencar e Benedicto Barbosa da Silva Júnior. A reportagem fez contato com a assessoria do parlamentar, mas não obteve resposta até a publicação da matéria.

 

Segundo a denúncia, a prática pode ser definida como “Caixa 3”, termo usado as doações eleitorais feitas a políticos pelo Grupo Odebrecht por intermédio de outras pessoas jurídicas. Na denúncia, a procuradora-geral da República destaca que o deputado petista não foi o único beneficiado pelo modelo de doação instituído pela construtora. “O mesmo modus operandi de doações foi adotado pela Odebrecht/Grupo Petrópolis/Leyroz e Praiamar em diversos outros casos” enfatizou, mencionando os números de quatro inquéritos instaurados para apurar este tipo de prática.

 

Veja abaixo a nota na íntegra:

"Nota sobre inquérito envolvendo delação da Odebrecht

 

Em relação ao inquérito tendo como base as delações de funcionários da construtora Odebrecht, volto a esclarecer o seguinte: as acusações não procedem, são inverídicas. Os recursos recebidos pela minha campanha foram contabilizados como determina a legislação eleitoral. Minha prestação de contas foi aprovada pela Justiça Eleitoral. Ou seja, todas as doações foram oficializadas de acordo com o que versa a lei, de maneira que não recebi recursos não contabilizados.

 

Campo Grande/MS, 4 de abril de 2018.

 

VANDER LOUBET

Deputado Federal (PT-MS)"

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS