Campo Grande Quinta-feira, 18 de Abril de 2024


Política Sábado, 08 de Setembro de 2018, 12:21 - A | A

Sábado, 08 de Setembro de 2018, 12h:21 - A | A

ALEETA

Audiência Pública na ALMS debate ações contra o suicídio

Evento acontece durante o Setembro Amarelo, mês em que o país inteiro faz um alerta sobre esse tipo de atentado contra a vida

Flávio Veras
Capital News

ALMS/Cedida

alms

Ações neste mês de setembro visa alertar a população e autoridades sobre o suicídio

Autoridades, educadores, especialistas e a população em geral se reúnem no plenário principal da Casa de Leis na próxima quarta-feira (12), para debater mecanismos de prevenção contra o suicídio. A audiência pública será realizada das 14h às 18h, por proposição da deputada Mara Caseiro (PSDB). 

 

No último dia 4 de setembro, a parlamentar ocupou a tribuna da Casa de Leis para falar a respeito das ações que podem reduzir os índices em Mato Grosso do Sul. Segundo Mara, que é autora da Lei Estadual 4777/2015 - que institui o Setembro Amarelo em Mato Grosso do Sul -, estima-se que no Brasil o suicídio já seja a quarta maior causa de morte entre homens jovens. 

 

No Estado, os números são ainda mais alarmantes: enquanto a taxa nacional é de 8,7 a cada 100 mil habitantes, no Estado é de 13,3.

 

De acordo com a ALMS, em 2017, o Corpo de Bombeiros de Campo Grande atendeu 925 tentativas de suicídio. Pelo menos metade desse total era de crianças e jovens entre 10 e 19 anos. Um dado ainda mais preocupante é que, a cada caso registrado, cinco são subnotificados. 

 

 

“Entramos no mês de setembro, momento de reflexão para um problema preocupante que é o suicídio. Só podemos vencer com o rompimento do silêncio, pois o suicídio ainda é tabu para muitos e prevenir é a melhor saída. A vítima fica em silêncio e não vê meios de pedir ajuda. Cabe aos amigos e familiares perceberem os sintomas. A depressão é a causa mais comum", comentou a parlamentar.

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS