Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Política Terça-feira, 03 de Abril de 2018, 17:38 - A | A

Terça-feira, 03 de Abril de 2018, 17h:38 - A | A

ERRADICAÇÃO

Brasil receberá certificado de área livre da aftosa

Informação foi anunciada pelo senador Moka durante sessão no Plenário do Senado

Esthéfanie Vila Maior
Capital News

Assessoria / Divulgação

Brasil receberá certificado de área livre da aftosa

Reconhecimento internacional foi informado pelo senador Waldemir Moka (MDB-MS)

O Brasil terá certificação como área livre da febre aftosa com vacinação. O reconhecimento formal será feito em 20 de maio em Paris, durante congresso da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE, na sigla em inglês).

 

A erradicação abrange Mato Grosso do Sul, mais 24 Estados e o Distrito Federal. Santa Catarina já era considerado área livre da doença. A informação foi dada pelo senador Waldemir Moka (MDB-MS) nesta segunda-feira (02), durante sessão no Plenário do Senado em homenagem à nova condição do país. 

 

O senador Moka, autor da proposta da sessão, explica que a solicitação de reconhecimento partiu do próprio comitê científico da OIE. Cerca de 180 países fazem parte da instituição. “É algo de enorme rele­vância, de uma abertura ainda maior de mercados em todo o planeta para nossos produtos”, afirmou Moka.

 

O senador enfatizou que o rebanho comercial do Brasil é o maior do mundo, com 217 milhões de cabeças. Também ressaltou que a pecuária brasileira responde por 18% das exportações mundiais de carne e por 7,4% do produto interno bruto (PIE) do país. 

 

O ministro da Agricultura e senador licenciado, Blairo Maggi, fez um histórico do combate à febre aftosa no Brasil, desde o primeiro caso registrado, em 1895, no Triângulo Mineiro, até a criação do programa nacional de erradicação da doença, em 1992, e a obrigatoriedade da vacinação dos rebanhos em todo o país, em 1996.

 

Maggi explicou que, em abril, o Brasil completa 12 anos sem ocorrência de febre aftosa. Em maio, todo o território brasileiro receberá reconhecimento internacional de erradicação de febre aftosa com vacinação. Santa Catarina está um patamar acima, livre de febre aftosa sem vacinação.

 

“Essa condição traz para o país evidentes impactos positivos na consolidação e na ampliação de mercados para os produtores pecuários bra­sileiros. Por essa razão, a luta contra a febre aftosa é tarefa de todos”, afirmou.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS