Campo Grande Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Política Quarta-feira, 19 de Dezembro de 2018, 12:47 - A | A

Quarta-feira, 19 de Dezembro de 2018, 12h:47 - A | A

Cassação

Câmara de Ladário inicia processo de cassação de mandato de prefeito preso

Comissão Processante para cassar mandato do Prefeito é aprovado durante sessão

Flavia Andrade
Capital News

Assessoria de Comunicação e Imprensa/PML

Câmara Municipal de Ladário

Câmara Municipal de Ladário

Vereadores aprovaram a criação de Comissão Processante para cassar o mandato do prefeito afastado Carlos Anibal Ruso Pedroso (PSDB), acusado de pagar "mensalinho" a sete vereadores em troca de apoio político. Com a presença de todos os onze vereadores na sessão, com dez votos favoráveis, considerando que, o presidente da Casa, não vota, apenas em caso de empate tem direito a voto. Com isso os parlamentares aceitaram adenúncia feita pela munícipe, Marinalva Aranda da Silva, contra o prefeito Carlos Ruso. 

 

Os componentes da Comissão foram definidos em sorteio, sendo composta por três integrantes, sendo eles, Jonil Barcelos (PMN), presidente; Gesiel Paiva (PEN) o relator e o terceiro integrante é Eurípedes de Jesus (PTB). Este último, havia sido eleito presidente da Mesa Diretora para o biênio 2019/2020 em eleição que ocorreu em 20 de novembro passado. Da chapa eleita, sobrou apenas ele, os outros quatro estão presos e o Ministério Público Estadual recomendou a anulação da votação por indícios de "negociata". Com nova votação para a mesa diretora, o presidente eleito para o biênio da Câmara é o vereador Daniel Benzi (PMDB), ocorrida no dia 13 de dezembro. 

 

O atual presidente da Câmara ladarense, Fábio Peixoto (PTB) explicou ao Diário Corumbaense, que a Comissão Processante terá prazo de três meses para analisar o pedido de cassação e levar à votação em plenário. "Em relação aos sete vereadores presos, serão instaladas outras duas comissões para o início dos processos de cassação. Na próxima sessão (quinta-feira), esses pedidos devem ser votados", disse. Após a última sessão ordinária do ano, caso as comissões processantes solicitem, haverá sessão extraordinária. "Os integrantes das comissões processantes vão trabalhar durante o recesso parlamentar, porque o prazo de 90 dias vai estar correndo", conclui. 

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS