Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Política Quinta-feira, 10 de Maio de 2018, 12:54 - A | A

Quinta-feira, 10 de Maio de 2018, 12h:54 - A | A

Prefeituras

Caravina diz que não dá para fazer mais uma administração “meia boca”

Presidente da Assomasul avalia que controladores internos têm papel fundamental em uma gestão pública

Flávio Brito
Capital News

Divulgaçao/Assomasul

Caravina diz que não dá para fazer mais uma administração “meia boca”

Presidente da Assomasul em discurso na Capital 

O presidente da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), Pedro Caravina, abriu na manhã desta quinta-feira (10) o segundo dia do curso “Controle Interno de A a Z – Ênfase TCU”, dizendo que não há mais espaço para se fazer uma administração “meia boca” como há anos atrás, quando a legislação não exigia tanto dos gestores públicos.

 

Durante seu discurso para uma plateia formada por servidores públicos municipais, Caravina disse que o controlador interno tem papel fundamental em uma administração pública para o gestor bem intencionado.

 

Nesse caso, ele fez questão de observar que a comparação não era para dizer que à época havia mais gestores mal intencionados, era devido a falta de conhecimento e ausência dos mecanismos legais e tecnológicos existentes nos dias atuais. 

 

O curso foi aberto na quarta e terá continuidade durante todo o dia desta quinta e sexta-feira, no auditório da Assomasul, em Campo Grande, com palestras de renomados profissionais contratados pela entidade para dar suporte  técnicos aos municípios.

 

O curso  está sendo ministrado pelo Conselheiro substituto do TCE-MT (Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso), Luiz Henrique Lima, e pelo advogado pós-graduado em Direito Público, Victor Salomão Paiva.

 

Caravina destacou que houve uma evolução muito grande de uns anos para cá a partir de mudanças na lei e no aprimoramento dos órgãos de controle externo, obrigando os prefeitos e demais gestores públicos a se adequarem à legislação.

 

“É por isso que a Assomasul vem intensificando e vai intensificar ainda mais, custeando esses cursos para dar suporte técnico aos municípios”, enfatizou o dirigente, citando que a entidade já promoveu treinamentos em vários setores, como o de pregoeiros, e nos próximos dias irá capacitar servidores no E-Social e na área de fiscalização do ITR (Imposto Territorial Rural) em parceria com a Delegacia da Receita Federal do Brasil.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS