Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Política Segunda-feira, 19 de Agosto de 2019, 16:07 - A | A

Segunda-feira, 19 de Agosto de 2019, 16h:07 - A | A

Cotidiano

Colóquio estadual discute nova lei para migração

Só no primeiro semestre deste ano o Cerma contabilizou mais de 500 migrantes no Estado

Adriana Ximenes
Especial para o Capital News

Divulgação/ Portal MS

Colóquio estadual  discute nova lei para migração

Lei da migração.

A  Secretaria de Estado de Direitos Humanos e  Assistência Social e Trabalho (Sedhast),  via Comitê Estadual para Refugiados, Migrantes e Apátridas no Estado de Mato Grosso do Sul (Cerma), realiza o III Colóquio Estadual para Migrantes, Apátridas e Refugiados traz como pauta principal neste ano a lei federal 13.445/2017,  conhecida como lei da migração. o evento acontece nesta terça-feira (20), a partir das 8h, na Escola do SUAS MS “Mariluce Bittar”, na Capital.

 

No primeiro semestre deste ano, o Centro de Atendimento em Direitos Humanos, órgão auxiliar ao Cerma, contabilizou mais de 500 atendimentos envolvendo migrantes. Dentre as principais nacionalidades atendidas estão os haitianos, colombianos e venezuelanos. A lei frisa sobre os direitos e os deveres do migrante e do visitante, regula a sua entrada e estada no País e estabelece princípios e diretrizes para as políticas públicas para o emigrante.

 

A superintendente da Sedhast, Ana Lúcia Américo, relata  que a legislação deve ser discutida como forma de tornar ainda mais claro os aspectos que trata a lei como o repúdio e prevenção à xenofobia, ao racismo e a quaisquer formas de discriminação.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS