Campo Grande Quarta-feira, 24 de Abril de 2024


Política Segunda-feira, 16 de Janeiro de 2017, 19:19 - A | A

Segunda-feira, 16 de Janeiro de 2017, 19h:19 - A | A

Consenso

Com 73 votos à favor, prefeito de Bataguassu comandará Assomasul no próximo biênio

Nova diretoria da entidade foi eleita nesta segunda-feira (16); apenas quatro prefeitos justificaram ausência na votação

Natália Moraes
Capital News

Deurico Ramos/Capital News

Com 73 votos à favor, Prefeito de Bataguassu comandará Assomasul no próximo biênio

Mais de 70 chefes do Executivo participaram da votação; chapa eleita foi anunciada por volta das 17h desta segunda (16)

O prefeito de Bataguassu, Pedro Arlei Caravina (PSDB), foi eleito o presidente da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul) com 73 votos à favor. Juntamente à nova diretoria, intitulada “Assomasul Unida”, ele comandará a entidade pelos próximos dois anos. A votação ocorreu nesta segunda-feira (16), na sede da instituição.


Apenas um prefeito foi contrário à chapa, e quatro justificaram a ausência. Assim, mais de 70 chefes do Executivo participaram da votação, número expressivo quando considerado que Mato Grosso do Sul tem 79 municípios. A “Assomasul Unida” já era um consenso entre os prefeitos. A chapa contém membros de todas as regiões do estado e partidos políticos. Neste quesito, o PSDB continuará à frente da entidade – o então presidente e ex-prefeito de Nova Alvorada do Sul, Juvenal Neto é do mesmo partido que Caravina.

 

Conforme o presidente eleito, a participação expressiva é importante para mostrar a união e o fortalecimento da entidade. “Praticamente 100% dos prefeitos vieram votar, a Assomasul é apartidária”, disse Caravina.

 

Deurico Ramos/Capital News

Com 73 votos à favor, Prefeito de Bataguassu comandará Assomasul no próximo biênio

Representando o Governo do Estado, Rose Modesto (PSDB) apoia nova diretoria

A governadora em exercício, Rose Modesto (PSDB), participou da solenidade e disse que o nome da chapa representa um “momento de maturidade”. Rose, que foi candidata à prefeitura da Capital nas eleições de 2016, disse aos prefeitos que é importante “olhar sempre para frente”. Ela também falou que o Governo do Estado está à disposição e tem buscado firmar parcerias com os municípios.


Representando a Casa de Leis, o presidente Junior Mochi (PMDB), disse que as políticas públicas melhoram com os “municípios fortes”. Ele espera que 2017 seja o “ano do municipalismo”.


Pautas

Para Caravina, uma das lutas da sua gestão será incrementar a receita dos municípios, como por meio de um projeto que quer mudar o local do recolhimento do ISS (Imposto sobre Serviços) em transações com cartões de crédito.

 

Deurico Ramos/Capital News

Com 73 votos à favor, Prefeito de Bataguassu comandará Assomasul no próximo biênio

Em discurso, Pedro Arlei Caravina (PSDB) disse que buscará incrementar receita de municípios

“Estamos  com projeto de ISS, o imposto deveria ser pago aos municípios onde é feita a compra, e  hoje é pago para o município sede do banco, então foi aprovada no Senado essa mudança e o presidente Temer vetou, e agora volta para o Senado, então vamos ter que fazer gestão a outras associações para que derrube esse veto, é mais uma forma de receita, não exsite uma boa administração sem recurso”, explicou.


Prefeito de um município com população estimada em quase 20 mil habitantes, ele acredita que além de representar as prefeituras de grande porte, a Assomasul também tem o papel de desenvolver as menores.


“Os municípios pequenos enfrentam uma dificuldade maior, porque os municípios maiores  tem uma condição de receita maior, os menores são muito dependentes dos recursos que vem do Governo Federal e Estadual. O olhar vai ser para todos, mas claro que nós precisaremos minimizar o sofrimento destes municípios”, disse.

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS