Campo Grande Quarta-feira, 01 de Maio de 2024


Política Sexta-feira, 11 de Março de 2011, 08:44 - A | A

Sexta-feira, 11 de Março de 2011, 08h:44 - A | A

Delcídio busca recursos da União para obras definitivas contra enchentes em MS

Eduardo Penedo (www.capitalnews.com.br)

O senador Delcídio do Amaral (PT-MS) está pleiteado junto a União recurso para obras definitivas contra as enchentes. Ontem, Amaral conversou com o ministro da Integração Fernando Bezerra que vai sobrevoar as regiões afetas no Estado pelas chuvas.

Para auxiliar prefeituras e o governo do Estado na ajuda aos municípios arrasados pelas chuvas de março, o senador Delcídio do Amaral (PT) está pleiteando recursos com o governo federal para obras definitivas contras as enchentes. “O ministro me disse que a determinação da presidente Dilma Roussef é clara: vá ao Mato Grosso do Sul, atenda o que for emergencial, mas discuta soluções definitivas”, explicou Delcídio.
A Integração Nacional, aguarda levantamento dos prejuízos, que será elaborado pela Defesa Civil, para dimensionar os recursos necessários para atender os municípios. Dados da Defesa Civil de Aquidauana, um dos municípios mais afetados, dão conta que serão necessários mais de R$ 24 milhões para cobrir os prejuízos das chuvas.

Entre as aplicações para os recursos pleiteados em Brasília, Delcídio detalhou que serão utilizados para construção de casas para as famílias ribeirinhas, macrodrenagem para escoar a água da chuva na área urbana e obras localizadas, como a construção de um novo acesso a Aquidauana.

Além disso, serão realizadas a entrega de cestas básicas, a antecipação de recursos dos programas sociais e a remoção das pessoas que tiveram suas casas inundadas ou atingidas por desmoronamentos.
“Vamos oferecer a quem mora na beira dos rios a alternativa de se mudar para um local mais seguro, com casa própria e infraestrutura de abastecimento d’água, rede de esgoto e energia. Fazer um projeto de macrodrenagem para os municípios e, se possível, substituir pontes antigas, de madeira, por outras mais modernas, de concreto. Recuperar, ruas, estradas, avenidas e dotá-las de um sistema de drenagem eficiente”, exemplificou o senador.

Durante o Carnaval, Delcídio visitou alguns locais arrasados pela chuva, como Corumbá e conversou com os prefeitos de Aquidauana, Coxim e Ribas do Rio Pardo. Segundo o senador, o prefeito Fauzi Suleiman, de Aquidauana, espera liberação de recursos para construir 42 casas e outras 200 posteriormente.

“Primeiro o socorro de emergência e depois as obras para evitar que os problemas se repitam. Ninguém agüenta mais solução meia sola”, advertiu o coordenador da bancada federal, após conversa com os prefeitos Roberson Moreira (Ribas do Rio Pardo), Dinalva Mourão (Coxim) e Douglas Figueiredo (Anastácio).

No final de 2010, Delcídio foi o relator da Medida Provisória (MP) aprovada para a aceleração do processo de liberação de recursos para as áreas atingidas por desastres naturais.

 

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS