Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Política Quarta-feira, 14 de Junho de 2017, 19:15 - A | A

Quarta-feira, 14 de Junho de 2017, 19h:15 - A | A

Após polêmicas

Deputado avalia estender “Lei Harfouche” a alunos de escolar privadas

Texto prevê aplicação de atividades com fins educativos para reparar danos causados no ambiente escolar na Rede Pública Estadual

Maisse Cunha
Capital News

Assembleia Legislativa

Deputados apresentam projeto para presença de dentista nas UTIs dos hospitais

O deputado Lidio Lopes é o autor do Projeto de Lei

 

O deputado estadual Lídio Lopes (PEN), autor da polêmica “Lei Harfouche” afirmou, na sessão desta terça-feira (13), que pretende alterar o texto do projeto em tramitação na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALMS), e incluir as regras também para as escolas particulares do estado, e não somente às escolas da rede pública de ensino, como prevê o texto original.

O deputado Pedro Kemp (PT), contrário ao projeto, usou a tribuna mais uma vez para apontar incoerências no texto. Segundo o deputado, “professor e diretor não deve ter papel de polícia na escola. Essa função é da própria polícia e do Juizado da Infância e do Adolescente”, disse.

O projeto é marcado por intensas polêmicas. Recentemente, o Sindicato campo-grandense dos Profissionais da Educação Pública (ACP-MS) se poscionou contra o projeto, pois, de acordo com a classe, discrimina alunos de escolas públicas, em detrimento dos alunos de escolas particulares, uma vez que prevê a punição somente aos primeiros, além de não apresentar uma proposta pedagógica, mas, sim, de punição.

Lucílio Nobre, presidente da ACP, argumentou que a discussão envolvendo o tema tem de ser mais ampla. "Não é apenas reparar danos, não basta apenas punir os alunos, precisa educar e convencê-lo que aquela prática é errada. Temos que trabalhar para recuperar estes estudantes, tendo uma forma de resolver estes conflitos", disse.



O Conselho Regional de Psicologia (CRP) também se posicionou pela rejeição do porjeto, pois o texto da lei retira a autonomia da comunidade escolar para decidir a metodologia utilizada nas situações de manifestação de violência no ambiente escolar.

No documento, o conselho defende que a questão da violência precisa ser melhor abordada no contexto escolar, e que as práticas de judicialização desse fenômeno barram a construção de uma cultura de paz na escola, pois silencia a comunidade

Lei Harfouche
Projeto de Lei (PL) 219/2015, conhecido como Lei Harfouche, de autoria dos deputados Lidio Lopes (PEN), Herculano Borges (SD) e Eduardo Rocha (PMDB), dispõe sobre a implementação de atividades com fins educativos para reparar danos causados no ambiente escolar na Rede Pública Estadual.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS