Campo Grande Sexta-feira, 03 de Maio de 2024


Política Terça-feira, 26 de Abril de 2011, 17:27 - A | A

Terça-feira, 26 de Abril de 2011, 17h:27 - A | A

Deputado federal pede liberação do Pronasci para fortalecer Guarda Municipal de CG

Da Redação (JO)

O deputado federal Fábio Trad (PMDB-MS) pediu nesta terça-feira (26), na tribuna da Câmara Federal, que o Governo Federal libere recursos do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) para a qualificação e o aperfeiçoamento da Guarda Municipal de Campo Grande.

“Campo Grande já tem uma Guarda Municipal. Não se pode falar em combate à criminalidade sem incrementar os meios de prevenção ao crime. Uma das instituições que tem a responsabilidade de prevenir a criminalidade é a Guarda Municipal. Por isso, quero fazer um apelo ao Governo Federal, em especial ao Ministério da Justiça, para que, sensível ao problema, libere recursos do Pronasci”, disse Fábio

Desenvolvido pelo Ministério da Justiça, o Pronasci marca uma iniciativa inédita no enfrentamento à criminalidade no país. O projeto articula políticas de segurança com ações sociais; prioriza a prevenção e busca atingir as causas que levam à violência, sem abrir mão das estratégias de ordenamento social e segurança pública.
Entre os principais eixos do Pronasci destacam-se a valorização dos profissionais de segurança pública; a reestruturação do sistema penitenciário; o combate à corrupção policial e o envolvimento da comunidade na prevenção da violência. Para o desenvolvimento do Programa, o governo federal investirá R$ 6,707 bilhões até o fim de 2012.

Prevenção

Além dos profissionais de segurança pública, o Pronasci tem também como público-alvo jovens de 15 a 24 anos à beira da criminalidade, que se encontram ou já estiveram em conflito com a lei; presos ou egressos do sistema prisional; e ainda os reservistas, passíveis de serem atraídos pelo crime organizado em função do aprendizado em manejo de armas adquirido durante o serviço militar.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS