Campo Grande Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Política Quinta-feira, 13 de Dezembro de 2018, 16:57 - A | A

Quinta-feira, 13 de Dezembro de 2018, 16h:57 - A | A

SESSÃO

Deputados aprovam 20 projetos em sessão nesta quinta na ALMS

Em primeira discussão, foi aprovada PL que permite pagamentos de emolumentos com cartão

Leonardo Barbosa
Capital News

Leonardo Barbosa/Capital News

Deputados aprovam 20 projetos em sessão nesta quinta na ALMS

Deputados estaduais durante sessão na ALMS nesta quinta-feira (13)

Deputados estaduais apreciaram 20 matérias na sessão ordinária desta quinta-feira (13), sendo as dez primeiras em tramitação ordinária. Em primeira discussão foi rejeitado o parecer contrário, por maioria, da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) ao Projeto de Lei 135/2018, de autoria do deputado Amarildo Cruz (PT), 2º secretário da Casa de Leis, que dispõe sobre a diferenciação de emolumentos devidos pelos serviços notariais e de registro em função do prazo ou do instrumento de pagamento utilizado, e altera a Lei 3003, de 7 de julho de 2005. A matéria segue então para a segunda votação e discussão em Plenário.

 

O deputado Amarildo Cruz agradeceu a todos os parlamentares que votaram pela continuação do trâmite da proposta na Casa de Leis. “Essa proposta abre a possibilidade para que as taxas e emolumentos cartorários possam ser pagos com cartões de crédito e débito. Mesmo sendo contrário, o parecer não foi unânime na CCJR. Outros Estados já adotaram essa medida por iniciativa de parlamentares”, ressaltou.

 

Também em primeira discussão foi aprovado por unanimidade o Projeto de Lei 201/2018, de autoria do Poder Judiciário, que dispõe sobre a reorganização das unidades notariais e de registros da sede da Comarca de Rio Brilhante. O projeto segue agora para a segunda votação em Plenário pelos parlamentares.

 

Em segunda discussão, três projetos foram aprovados. O Projeto de Lei 198/2018, de autoria da deputada Mara Caseiro (PSDB), que institui o “Junho Verde da Esperança” da Consciência Jovem no Estado, o PL 176/2018, de autoria do deputado estadual Barbosinha (DEM), que altera os incisos I e II do artigo 1º da Lei 5203, de 4 de junho de 2018. A proposta atende a recomendação do Tribunal de Contas do Estado e do Ministério Público de Contas do Estado, trazendo então uma solução temporária para o conflito existente entre o Decreto Federal e o Decreto Estadual para as modalidades licitatórias nas obras e serviços e engenharias e o PL132/2018, de autoria do Poder Executivo, que altera a redação do artigo 13, da Lei 4072, de 17 de agosto de 2011, que cria o Sistema Estadual de Segurança Alimentar Nutricional (Sisan/MS). Os projetos seguem agora para sanção do Governo do Estado.

 

 

Em discussão única, das quatro propostas aprovadas, duas eram Projetos de Resolução. O Projeto de Resolução 33/2017, de autoria do deputado Amarildo Cruz (PT), que cria o Centro de Memória, Documentação e Referência (CMDR), na estrutura da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, e o Projeto de Resolução 88/2018, de autoria do deputado Paulo Corrêa (PSDB), que concede Título de Cidadão Sul-Mato-Grossense. Foram também aprovados o Projeto de Lei 203/2018, de autoria do deputado Marcio Fernandes (MDB), que declara de Utilidade Pública Estadual a Associação dos Animais “Ato de amor animal”, localizada em Nova Alvorada do Sul, e o PL 204/2018, de autoria do deputado Lidio Lopes (PATRI), que declara de Utilidade Pública Estadual a Associação Clube da Melhor Idade (Acid), localizada em Ponta Porã.  As quatro propostas também seguem para sanção do Governador do Estado, Reinaldo Azambuja (PSDB).

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS