Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Política Segunda-feira, 07 de Agosto de 2017, 13:57 - A | A

Segunda-feira, 07 de Agosto de 2017, 13h:57 - A | A

CPI

Deputados cobram informações do Governo sobre denúncias da JBS

Delação da JBS foi tema de debate entre os deputados

Flavia Andrade
Capital News

Victor Chileno/Agência ALMS

Assembléia cobra informações do Governo a denúncias da JBS

Para Kemp e Amarildo Cruz, denúncias devem ser investigadas

Pagamentos de notas fiscais ‘frias’ em contraprestação à suposta concessão indevida de benefícios fiscais pelo Estado de Mato Grosso do Sul, foram pontos das denúncias dos executivos da JBS, Joesley Mendonça Batista, Wesley Mendonça Batista e Ricardo Saud, e voltou a ser tema de debate entre os deputados. 

 

Para Pedro Kemp (PT), "As denúncias do caso da JBS, que foram reafirmadas durante o período do recesso parlamentar e amplamente noticiadas, causam um constrangimento ao nosso Estado em nível nacional", declarou deputado.

 

O deputado Amarildo Cruz enfatizou ao portal da ALMS a importância da CPI criada na Assembleia Legislativa como instrumento para investigação das denúncias. "Temos a obrigação, além de dar respostas, de investigar a fundo, e a comissão precisa ter a noção do seu tamanho", afirmou.

 

Defendeu os direitos à ampla defesa e ao contraditório, a serem assegurados ao governador Reinaldo Azambuja (PSDB) e aos secretários de governo, bem como a todos os depoentes a serem convocados.


"Queremos a justiça da melhor maneira possível, com prova cabal e documental, e não da forma como é feita lá pelo Moro [juiz federal Sérgio Moro] com o ex-presidente Lula, na base do 'achismo'", disse. Ele cobrou, ainda, atuação mais contundente da CPI da Casa de Leis. "A comissão anteriormente criada foi transformada em CPI justamente para que pudesse investigar mais a fundo e convocar pessoas a prestarem esclarecimentos" finalizou o deputado.

 

Segundo Dr. Paulo Siufi, "O secretário de Fazenda [Marcio Monteiro], o superintendente federal de agricultura em Mato Grosso do Sul [Celso de Souza Martins], e todos os chamados têm o direito de vir à Assembleia Legislativa e dar explicações. Até porque isso de 'boi de papel' [que teriam sido comercializados apenas virtualmente] já virou chacota nacional e fomos eleitos para fiscalizar o Executivo", disse.

 

Para o deputado, que faz parte da comissão, se a JBS não cumpriu os Tares firmados com o Estado também deveria ter ressarcido os cofres públicos. "São pelo menos R$ 95 milhões, referentes ao último Tare, que poderiam ajudar nessa situação de caos que estamos vivendo. É lastimável deixar a população à deriva", concluiu.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS