Sábado, 20 de Abril de 2024


Política Quarta-feira, 10 de Maio de 2017, 08:40 - A | A

Quarta-feira, 10 de Maio de 2017, 08h:40 - A | A

Debate

Deputados ouvem ministro da Agricultura sobre a Operação Carne Fraca

Caso foi deflagrada pela Polícia Federal em março deste ano

Mariana Castelar
Especial para o Capital News

Famasul

Preço do boi gordo sobe 4,7% em Mato Grosso do Sul

Devido à operação, vários países anunciaram restrições à importação de carne brasileira.

Nesta quarta-feira (10), a Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural discute, irá debater as consequências econômicas e sociais da Operação Carne Fraca no setor agropecuário com o ministro da Agricultura, Blairo Maggi. O debate com Maggi foi proposto pelos deputados Afonso Hamm (PP-RS), Izaque Silva (PSDB-SP), Herculano Passos (PSD-SP) e Sergio Souza (PMDB-PR).


A operação deflagrada pela Polícia Federal em março deste ano apura o envolvimento de fiscais do Ministério da Agricultura em um esquema criminoso envolvendo licenças e fiscalização de frigoríficos. As investigações apontaram diversas irregularidades no controle sanitário de carnes produzidas no País.

Para o deputado Afonso Hamm, a manifestação do ministro é importante a fim de esclarecer à população brasileira sobre as medidas tomadas, passando uma segurança com relação a qualidade da carne distribuída tanto no mercado interno, quanto para a exportação. Essa também é a opinião do deputado Izaque que espera ainda que Maggi apresente as ações realizadas pelas pastas em relação à operação da Polícia Federal.

Já Sergio Souza quer discutir não só o modelo de controle sanitário e de segurança alimentar mas, as “possíveis medidas que o Parlamento pode tomar com o intuito de recuperar a credibilidade do Brasil no mercado consumidor nacional e internacional”.

A pedido de Herculano Passos, o ministro também deve apresentar os projetos do ministério para este ano.


O Brasil é o maior exportador de carne bovina do mundo, porém após a operação da Polícia Federal, que interditou alguns frigoríficos, vários países anunciaram restrições à importação de carne brasileira.

A audiência com o ministro será realizada no plenário 6 a partir das 10 horas e poderá  ser acompanhada ao vivo pela WebCâmara.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS