Campo Grande Terça-feira, 16 de Abril de 2024


Política Terça-feira, 18 de Setembro de 2018, 11:07 - A | A

Terça-feira, 18 de Setembro de 2018, 11h:07 - A | A

REPRESENTATIVIDADE

Dia em comemoração a mulheres negras e latinas é sancionado em MS

Iniciativa tem como objetivo promover maior visibilidade nas ações contra o racismo, o sexismo e a violência

Flávio Veras
Capital News

Divulgação

Dia da consciência negra terá comemoração especial na Praça Bolívia

 Data comeorativa será dia 25 de julho

Foi sancionada nesta terça-feira (18) a Lei 5.254 que institui o Dia Estadual das Mulheres Negras Latinas e Caribenhas de Mato Grosso do Sul. De acordo com a Assembleia Legislativa do estado, a iniciativa tem como objetivo promover maior visibilidade nas ações contra o racismo, o sexismo e a violência.

 

No PL, que tem autoria do deputado Renato Câmara (MDB), ficou estipulado a celebração deverá ocorrer, anualmente, em 25 de julho, quando se comemora o Dia Internacional da Mulher Afro-Latina-Americana e Caribenha. 

 

Além disso, na mesma data também acontece o Dia Nacional de Tereza de Benguela, uma importante líder quilombola que viveu durante o século 18.  

 

 

“Ainda queremos lembrar o combate contra o feminicídio no mundo, visto que dos 25 países com maiores índices deste crime, 15 ficam na América Latina e Caribe, de acordo com levantamento da ONU [Organização das Nações Unidas]. Tendo em vista que mulheres negras, latinas e caribenhas foram e são essenciais na luta contra a violência e a discriminação, resta evidente a necessidade de reverenciá-las, instituindo em Mato Grosso do Sul uma data comemorativa”, afirmou o parlamentar. 

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS