Campo Grande Sexta-feira, 26 de Abril de 2024


Política Terça-feira, 03 de Outubro de 2017, 17:11 - A | A

Terça-feira, 03 de Outubro de 2017, 17h:11 - A | A

Contas públicas

É impossível tocar obras com recursos próprios, avalia presidente da Assomassul

Na abertura da Conferência, governador defendeu o planejamento urbano como ferramenta para a construção de cidades

Flávio Brito
Capital News

Assessoria/Divulgação

É impossível tocar obras com recursos próprios dos municípios, avalia presidente da Assomasul

A 6ª edição da Conferência Estadual das Cidades de Mato Grosso do Sul debate o crescimento e desenvolvimento

O presidente Assomasul, Pedro Caravina, disse na manhã desta terça-feira (3), ao discursar durante a 6ª Conferência Estadual das Cidades, que o apoio do governo estadual é fundamental porque é praticamente impossível investir nos municípios com recursos próprios.  “Programas como o Lote Urbanizado e obras de infraestrutura têm dado resultados fantásticos, fazendo com que prefeitos consigam entregar obras para a população, já que com recursos próprios seria impossível”, atestou o dirigente na abertura do evento, que contou com a presença do governador Reinaldo Azambuja (PSDB), secretários de Estado, prefeitos e parlamentares, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo.

Em dois anos e meio, investimentos estaduais de mais de R$ 1 bilhão foram empregados em obras que contribuíram para impulsionar o desenvolvimento por todo o Mato Grosso do Sul – que no dia 11 de outubro completa 40 anos de sua criação. Segundo o governo, esse aporte garantiu a recuperação de 12 mil quilômetros de rodovias e a pavimentação de 1,57 milhão de metros quadrados de vias urbanas.

Em seu discurso, Caravina agradeceu a parceria institucional com o governo e a atenção que o governador Reinaldo Azambuja, como municipalista que é, tem dado aos prefeitos, independentemente de ideologia partidária, principalmente diante da grave crise por qual passa o país, com reflexo extremamente negativo às finanças públicas municipais.

A realização da Conferência das Cidades, segundo ele, é muito importante não apenas para os gestores públicos, mas para a sociedade civil como um todo, a fim de se discutir vários temas de relevância, sobretudo, programar novos investimentos visando o desenvolvimento dos municípios e de Mato Grosso do Sul.

Na abertura da Conferência, Reinaldo Azambuja defendeu o planejamento urbano como ferramenta para a construção de cidades que contribuam para o bem-estar da população. “É o momento de discutirmos as cidades que temos e as cidades que queremos, com sustentabilidade, acessibilidade, mobilidade e saneamento”, afirmou.

Ele lembrou que mantem investimentos que promovem a organização urbana em todas as cidades sul-mato-grossenses. “Nas áreas de infraestrutura, saneamento, habitação e organização das cidades. Fizemos o maior aporte financeiro dos últimos anos nessas áreas. Nenhuma cidade ficou de fora dessa organização”, destacou o governador.

Conferência
A sexta edição da Conferência Estadual das Cidades de Mato Grosso do Sul debate de forma democrática o crescimento e desenvolvimento urbano dos municípios. Segundo a diretora-presidente da Agehab (Agência Popular de Habitação de Mato Grosso do Sul), 78 das 79 cidades participam do evento. Entre as pautas, o planejamento urbano é um dos principais desafios. Os debates da Conferência Estadual seguem até esta quarta-feira (4).

Ao final, será elaborado documento com as prioridades de Mato Grosso do Sul na área do desenvolvimento urbano para ser apresentado na Conferência Nacional das Cidades.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS