Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Política Sexta-feira, 06 de Julho de 2018, 11:33 - A | A

Sexta-feira, 06 de Julho de 2018, 11h:33 - A | A

EM BRASÍLIA

Eliseu Padilha vai assumir interinamente o Ministério do Trabalho

Presidente agradeceu dedicação à frente da pasta, em nota da Secretaria de Comunicação Social da Presidência sobre exoneração de Helton Yomura

Flávio Brito
Capital News

Agência Brasil/Agência Brasil

Eliseu Padilha vai assumir interinamente o Ministério do Trabalho

Elizeu Padilha vai acumular funções

O chefe da Casa Civil da Presidência da República, ministro Eliseu Padilha, vai assumir interinamente o Ministério do Trabalho, no lugar de Helton Yomura. Padilha vai acumular os dois cargos. Em edição extra do Diário Oficial da União, o presidente Michel Temer exonerou Yomura e nomeou Padilha. “O presidente agradeceu sua dedicação à frente da pasta”, diz a nota da Secretaria de Comunicação Social da Presidência.

 

Um dos alvos da terceira fase da Operação Registro Espúrio, deflagrada hoje pela Polícia Federal (PF), o ministro Helton Yomura prestou depoimento na superintendência do órgão, em Brasília, acompanhado por seu advogado, e depôs por cerca de uma hora.

 

Em nota, o advogado do ministro, César Caputo Guimarães, confirmou que, em função das investigações, Yomura foi suspenso de suas funções no ministério e afirmou que todas as medidas jurídicas cabíveis seriam adotadas para reverter tal medida, determinada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). 

 

A PF informou que o objetivo da terceira fase da Operação Registro Espúrio foi aprofundar as investigações sobre uma suposta organização criminosa suspeita de fraudar a concessão de registros sindicais junto ao Ministério do Trabalho.

 

Outros envolvidos 

A Secretaria Executiva do Ministério do Trabalho também se encontra vaga desde que Leonardo José Arantes foi preso, em caráter preventivo, no início de junho. Arantes é sobrinho do deputado Jovair Arantes (PTB-GO), líder da bancada do PTB, também alvo da investigação da Polícia Federal.

 

Indicado pelo partido, Yomura estava à frente da pasta desde janeiro deste ano – primeiro interinamente e, desde 10 de abril, como titular. Antes, ele ocupou a Secretaria Executiva do ministério, cargo que assumiu em outubro de 2017.

 

Advogado por formação, Yomura foi alçado ao comando da pasta após a Justiça suspender a posse da deputada Cristiane Brasil (PTB-RJ), filha do ex-deputado federal e presidente do PTB, Roberto Jefferson. Hoje, em nota, Jefferson colocou o ministério há anos controlado por sua legenda “à disposição do presidente Michel Temer”.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS