Deurico/Capital News
Azambuja pediu "ajuda a São Pedro" para que ações de resposta aos estragos continuem
O governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), afirmou na manhã desta quinta-feira (3) que o estado está ajudando os municípios afetados pelas chuvas. Ele esteve nesta manhã em um evento do Dia Nacional de Combate ao Contrabando.
“Já disponibilizamos R$ 70 milhões em recursos próprios para atender essa demanda de emergência”, lembrou Azambuja. Desde os últimos meses de 2015, cidades do interior acumulam prejuízos com estragos das chuvas.
Saiba mais
Municípios atingidos por chuvas são monitorados
Cidades castigadas por chuvas recebem ajuda emergencial do governo de MS
Sobe para 37 número de municípios de MS em situação de emergência
Após chuvas, governo decreta emergência na zona rural de Ponta Porã
União reconhece emergência em Jateí e Deodápolis
Chuva: mais oito cidades declaram situação de emergência em MS
Mais quatro cidades estão em situação de emergências em Mato Grosso do Sul
Mato Grosso do Sul tem 28 municípios em situação de emergência
Dos 79 municípios, 37 decretaram situação de emergência. Ponta Porã foi o último a integrar a lista. Dessas 37 cidades, são 34 com emergência reconhecida pelo estado e 22 pela União.
Apesar de toda a assistência, o governador reclamou que as chuvas não dão trégua, tornando as ações de resposta algumas vezes insuficientes. “O grande problema é que as chuvas não param. Tem o recurso, mas não se consegue trabalhar”, afirmou.
Azambuja apontou ainda que os recursos estaduais são suficientes para auxiliar nas ações contra os danos. “A reconstrução vai ser feita no momento oportuno. Precisamos que São Pedro ajude Mato Grosso do Sul, diminuindo um pouco às chuvas para que a gente possa ir com as equipes que já estão nos municípios atacando esses problemas”, explicou.
O governo também está buscando junto à União mais recursos. “Na próxima quarta-feira, vamos assinar o primeiro convênio com o Ministério da Integração Nacional para reconstrução de 30 pontes e estamos encaminhando outros planos de recuperação”, adiantou.