Campo Grande Quarta-feira, 24 de Abril de 2024


Política Quarta-feira, 07 de Agosto de 2019, 15:11 - A | A

Quarta-feira, 07 de Agosto de 2019, 15h:11 - A | A

INVESTIMENTO

Estado recebe a 1º indústria de processamento de borracha

Fábrica terá capacidade para gerar 294 empregos diretos e indiretos

Laryssa Maier
Especial para o Capital News

Divulgação/ FIEMS

Estado recebe a 1º indústria de processamento de borracha

Será investido R$ 3 milhões, entre estrutura, equipamentos e veículos

Iniciado pela Fiems em conjunto com o Governo do Estado e Famasul, o projeto de estruturação e expansão da cadeia produtiva da borracha em Mato Grosso do Sul, trouxe para o Estado a “ASK Trading”, primeira indústria de processamento de látex e outros produtos, que vai explorar a matéria-prima dos seringais plantados no leste do Estado.  

 

Uma usina de beneficiamento de borracha natural em Mirassol, no interior paulista, vai implantar uma unidade no município de Aparecida do Taboado (MS). Em razão da iniciativa das federações em parceria com o Governo, ali está instalado, desde 2017, um polo da borracha, que abrange também as cidades de Cassilândia (MS) e Paranaíba (MS), e consiste no incentivo ao plantio das seringueiras, passando por tecnologia e inovação, até a industrialização da matéria-prima.

 

Jaime Verruck, secretário estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, parabenizou Longen por ter iniciado a discussão de estímulo à cadeia da borracha. “Vamos continuar com as ações de fomento e estruturação do plano de desenvolvimento do setor borracha, com foco no estímulo ao plantio local da seringueira e capacitação da mão de obra”.

 

Felipe Mattos, titular da Secretaria Estadual de Fazenda (Sefaz), ressaltou as ações do governo para atração de novos empreendimentos ao Estado. “Apesar das dificuldades para equilibrar as finanças, o Governo manteve a política de incentivos, e de trocar arrecadação de impostos por emprego e renda, e agregando valor as commodities e produtos locais”, disse.

 

 O sócio-administrativo da ASK Trading, Ricardo Machado Fontanella comenta sobre a expectativa “Nossa atividade considera primordialmente a facilidade de compra da matéria-prima. Quanto mais próximo dos seringais, melhor. Enxergamos em Mato Grosso do Sul um potencial produtor e, toda a produção local que estiver disponível para negociação, temos interesse em comprar”. O executivo da empresa, atualmente 60% da borracha processada no Brasil é importada, em sua maioria da Ásia. “É inadmissível que a gente ainda precise importar matéria-prima da Ásia, enquanto poderíamos ter em abundância no Brasil, porque a demanda é grande”, completou.

 

Ricardo Machado, informa que a indústria terá capacidade para gerar 294 empregos diretos e indiretos. Com a assinatura do termo, a planta industrial já começará a ser construída, conforme o cronograma de implantação de empresa, em uma área de 3.000 m² em Aparecida do Taboado, com investimentos de R$ 3 milhões, entre estrutura, equipamentos e veículos. 

 

Mato Grosso do Sul tem mais de 11 milhões de seringueiras plantadas em 21 mil hectares, de acordo com dados do Sindicato Rural de Aparecida do Taboado.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS