Campo Grande Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Política Quinta-feira, 03 de Maio de 2018, 15:56 - A | A

Quinta-feira, 03 de Maio de 2018, 15h:56 - A | A

Gestão eficiente

Gestores públicos discutem desenvolvimento econômico dos municípios

Campo Grande recebe nesta sexta-feira superintendente da Sudeco, Marcos Derzi, e o ministro-chefe da Secretaria de Governo, Carlos Marun

Flávio Brito
Capital News

O Encontro de Prefeitos e o Fórum de Secretários Municipais de Desenvolvimento  será realizado nesta sexta-feira (4), às 8h, no auditório do Sebrae, em Campo Grande, com a participação de autoridades regionais e nacionais. Promovido em parceria entre o  Fórum MS, Sebrae-MS  e Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul, o evento reunirá agentes públicos de todas as regiões de Mato Grosso do Sul. 

 

Entre as autoridades convidadas, devem participar do evento o presidente da Assomasul, prefeito de Bataguassu, Pedro Caravina, o titular da Sudeco (Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste), Marcos Derzi, e o ministro-chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República, Carlos Marun (MDB-MS). 

 

De acordo com os organizadores, o objetivo do encontro é discutir desenvolvimento econômico em um ano com tantas mudanças no cenário político e econômico brasileiro. 

A ideia é promover soluções inovadoras em setores essenciais. Entre as palestras está o case de Campinas- SP , sobre o uso de consórcio público em cidades inteligentes. 

 

“A IMA é uma empresa de economia mista, cuja principal acionista é a Prefeitura de Campinas. Desde 1976, criamos ferramentas para atender às demandas da sociedade com maior eficácia e agilidade, com economia de recursos e na medida do que a situação exige", resume o diretor de novos negócios da IMA - Informática dos Municípios Associados de São Paulo, Jorge Paulo Fernandes.

 

Dentro do potencial econômico dos municípios sul-mato-grossenses, o secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck, vai abordar a competitividade na palestra "Alternativas para o desenvolvimento econômico de Mato Grosso do Sul". 

 

Marcos Derzi vai apontar os "Mecanismo de financiamento para Mato Grosso do Sul", enquanto o ministro Carlos Marun vai encerrar com "Desenvolvimento econômico regional e o contexto federativo: Alternativas de cooperação entre municípios e União para efetivação de políticas públicas". 

 

Desenvolvimento Sustentável

Ao atender às demandas da sociedade com maior eficácia e agilidade, o município gera economia de recursos públicos e cria condições para o desenvolvimento e fomento de novos negócios.  “Ao abordar as vantagens que os municípios adquirem ao promover soluções que impactam a qualidade de vida, vem embutido o conceito de cidades inteligentes, mais competitividade e desenvolvimento para o MS”, explica o presidente do Fórum MS, Renato dos Santos Lima.

 

Para Lima, “ao disseminar o conceito de cidades inteligentes e competitivas entre os agentes públicos de Mato Grosso do Sul trazemos à tona o desenvolvimento sustentável e moderno”, conclui. Com informações da assessoria de imprensa do Sebrae-MS. 

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS