Quinta-feira, 18 de Abril de 2024


Política Quinta-feira, 08 de Março de 2018, 16:14 - A | A

Quinta-feira, 08 de Março de 2018, 16h:14 - A | A

Vereadores

Indígenas ocupam a Câmara em protesto após declaração de vereador

Após reunião com indígenas, Salineiro se desculpa e Câmara se compromete a assinar termo de cooperação com CMDDI

Flávio Brito
Capital News

Izaías Medeiros/Câmara de Vereadores

Indígenas ocupam a Câmara em protesto após declaração de vereador sobre protestos

João Rocha e Salineiro se reuniram com missão de indígenas

 

Indígenas ocuparam a Câmara Municipal nesta quinta-feira (8) em protesto contra a declaração de André Salineiro (PSDB). Em ocasião anterior, o vereador disse para “descer o cacete mesmo”, se referindo ao procedimento que ele acredita que deve ser adotado pela polícia quando há bloqueio de rodovias pelos indígenas, como ocorreu na terça-feira (6).

 

Em reunião com uma comissão de indígenas, o presidente da Câmara Municipal de Campo Grande , Prof. João Rocha (PSDB) e Salineiro se comprometeram a assinar um Termo de Cooperação Técnica com o CMDDI (Conselho Municipal dos Direitos e Defesa dos Povos Indígenas. Os representantes dos indígenas estiveram na Casa de Leis, por conta de pronunciamento do parlamentar.

 

Com objetivo de garantir o estreitamento das relações com o Conselho Municipal, o chefe do Poder Legislativo, João Rocha sugeriu a assinatura de um Termo de Cooperação, para que as causas indígenas sejam tratadas diretamente entre as duas entidades. "Vamos tomar essa iniciativa que melhorará muito nosso trabalho enquanto legisladores e poderá ser, inclusive, ampliada para a Assembleia Legislativa também", alegou João Rocha.

 

Na Tribuna, Salineiro se retratou sobre o conteúdo de sua fala. “Acredito que a presença do movimento aqui hoje é um ato legítimo e democrático. E parabenizo-os por isso. Vieram protestar onde devem. Se a revolta foi em função da minha fala, vieram no lugar certo, vieram protestar pacificamente aqui hoje e não interromperam vias ou rodovias, prejudicando outras pessoas que não têm culpa alguma. Novamente, quero que me perdoem pelos termos utilizados, mas ainda acredito que o Estado precisa ser um instrumento garantidor de direitos para o cidadão", afirmou em seu discurso.

 

Em reunião na presidência, os indígenas aceitaram as desculpas do vereador e pediram ajuda da Casa de Leis para implementar políticas públicas para os povos indígenas, como melhoria do escoamento da produção agrícola, mais postos de trabalho, além de vagas em escolas e faculdades para índios. Participaram da reunião o presidente do CMDDI, Elcio Terena, a subsecretária de Políticas Públicas para a População Indígena do Estado, Silvana Terena, além de diversos caciques e lideranças.

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS