Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Política Terça-feira, 01 de Janeiro de 2019, 16:05 - A | A

Terça-feira, 01 de Janeiro de 2019, 16h:05 - A | A

Novo Presidente

Jair Bolsonaro toma posse e recebe apoio de Trump: "Estamos com você"

No discurso, presidente falou em reformas estruturantes e elogiou equipe montada

Rogério Vidmantas
Capital News

José Cruz/Agência Brasil

Bolsonaro

Presidente Jair Bolsonaro iniciou nesta terça quatro anos de mandato

Jair Bolsonaro é oficialmente o presidente do Brasil pelos próximos quatro anos. Ele e o vice, Hamilton Mourão, foram empossados às 14h10 (MS) pelo presidente do Congresso Nacional, Eunício Oliveira. Em seu primeiro discurso, Bolsonaro disse estar fortalecido, emocionado e agradecido aos brasileiros, que lhe confiaram a missão de governar em tempos de desafios e esperança.

 

Dez chefes de Estado e de governo participaram da posse do presidente eleito. Também três vice-presidentes, 12 chanceleres, 18 enviados especiais e três diretores de organismos internacionais, entre eles os primeiros-ministros de Israel, Benjamin Netanyahu, e da Hungria, Viktor Orbán, o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, além do presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa.

 

Da América do Sul, os presidentes Sebastián Piñera (Chile), Mario Abdo Benítez (Paraguai), Tabaré Vázquez (Uruguai), e Evo Morales (Bolívia) também participaram da cerimônia de posse presidencial. Também estavam presentes os presidentes de Honduras, Juan Orlando Hernández, e de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, além do primeiro-ministro do Marrocos, Saadeddine Othmani.

 

Pelo twitter, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, parabenizou Bolsonaro e elogiou o primeiro discurso do presidente brasileiro: "os Estados Unidos estão com você", assegurou. 

 

Desfile em carro aberto

 

Ao contrário do que chegou a ser especulado, o presidente Jair Bolsonaro e a primeira-dama, Michele Bolsonaro, desfilaram em carro aberto pela Esplanada dos Ministérios, No veículo também estava Carlos Bolsonaro, um dos filhos do presidente. Bolsonaro, acompanhado de Hamilton Mourão chegaram ao Congresso Nacional exatamente às 13h58 (MS). Na chegada, foi recebido pelos presidentes da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado Federal, Eunício Oliveira (MDB-CE), pela procuradora-geral da República, Raquel Dodge, e pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli.

 

No discurso de posse, Bolsonaro elogiou a equipe montada e que vai buscar as reformas, porém sem detalhar quais.  "Montamos nossa equipe de forma técnica, sem viés político, que tornou o Estado ineficiente e corrupto. Realizaremos reformas estruturantes, que serão essenciais para a saúde financeira e sustentabilidade das contas públicas. Precisamos criar um círculo virtuosos e abrir nossos mercados para o comércio internacional", disse, e emendou: “Hoje, começamos um trabalho árduo para que o Brasil inicie um novo capítulo de sua história, quando o Brasil será visto como um país forte e pujante".

 

O novo presidente da República foi aplaudido pelo público que acompanhava a cerimônia de posse por telões na Praça dos Três Poderes em três momentos do discurso no Plenário da Câmara. O primeiro foi quando criticou a irresponsabilidade econômica de governos anteriores. O segundo foi quando comprometeu-se a combater a chamada ideologia de gênero nas escolas e a livrar o país das “amarras ideológicas”. O terceiro foi quando repetiu o lema “Brasil acima de tudo. Deus acima de todos”, popularizado na campanha eleitoral.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS