Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Política Quarta-feira, 13 de Setembro de 2017, 17:34 - A | A

Quarta-feira, 13 de Setembro de 2017, 17h:34 - A | A

Lava Jato

Lula depõe a moro sobre recebimento de propina da construtora Odebrecht

Segundo a denúncia, a empresa comprou um terreno para a construção de uma nova sede para o Instituto Lula

Flávio Brito
Capital News

Gibran Mendes/Fotos públicos

Lula presta depoimento em Curitiba

Lula é recebido pela militância na chegada do depoimento para Sérgio Moro

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva começou a prestar depoimento por volta das 14h15 (horário local) desta quarta-feira (13), na 13ª Vara Federal de Curitiba. Esta é a segunda vez que Lula presta depoimento na condição de réu em um processo da Lava Jato conduzido por Moro. No primeiro caso, ele foi acusado de receber R$ 3,7 milhões em propina, de forma dissimulada, da empreiteira OAS. Em troca, ela seria beneficiada em contratos com a Petrobras. O ex-presidente acabou condenado naquela ação penal a nove anos e meio de prisão.

Dessa vez, a acusação é sobre um suposto pagamento de propina por parte da construtora Odebrecht. Segundo a denúncia, a empresa comprou um terreno para a construção de uma nova sede para o Instituto Lula. A empreiteira também teria comprado um apartamento vizinho ao que o ex-presidente mora, em São Bernardo do Campo. O imóvel é alugado desde 2002 e abriga, principalmente, os seguranças que fazem a escolta de Lula.

A informação foi confirmada pela assessoria da Justiça Federal, conforme divulgou o portal G1. Além de Lula, Moro também deve ouvir nesta quarta-feira Branislav Kontic, ex-assessor do ex-ministro Antônio Palocci. O primeiro a questionar Lula é o juiz Sérgio Moro. Depois, o Ministério Público Federal e por fim os advogados de defesa.


Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS