Campo Grande Terça-feira, 14 de Maio de 2024



Política Domingo, 03 de Dezembro de 2017, 11:13 - A | A

Domingo, 03 de Dezembro de 2017, 11h:13 - A | A

Eleições 2018

Lula lidera corrida para 2018 e Bolsonaro aparece em 2º lugar

Foram feitas 2.765 entrevistas entre 29 e 30 de novembro, em 192 cidades

Laura Holsback
Capital News

Pesquisa divulgada pelo instituto Datafolha, neste sábado (2), mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na liderança da corrida presidencial de 2018. O deputado Jair Bolsonaro (PSC), aparece isolado em segundo lugar em quase todos os cenários abordados pelo instituto.

 

Fernando Frazão/Agência Brasil

Lula minimiza derrota na comissão do impeachment durante ato no Rio

 

Segundo notícia do Terra, no primeiro cenário, que inclui Lula, Marina Silva (Rede), o governador Geraldo Alckmin (PSDB) e Ciro Gomes (PDT), o petista alcança 34% da preferência do eleitorado. Bolsonaro tem 17%. Marina aparece com 9%. Já Alckmin e Gomes tem 6% cada. O ex-ministro do Supremo Joaquim Barbosa (sem partido) alcançou 5%. O senador Alvaro Dias (Podemos) aparece com 3%. Manuela D'ávila (PCdoB) tem 1%, assim como o ministro da Fazenda Henrique Meirelles.

 

Ainda conforme a reportagem, os percentuais de Lula e Bolsonaro variam pouco em outros cenários. Com a opção de uma candidatura de Joaquim Barbosa, mas sem Marina Silva na disputa, Lula alcança 37%. Bolsonaro aparece com 18%. Alckmin e Gomes aparecem com 8% e 7%, respectivamente. Barbosa, por sua vez, teria 6% da preferência.

 

Conforme o instituto, Lula ganharia o segundo turno em todos os cenários em que aparece como candidato. Em um confronto com Alckmin, ele ganharia de 52% a 30%. Com Marina, 48% a 35%. Contra Bolsonaro, o resultado seria 51% a 33%.

 

Sem Lula, Bolsonaro lidera

Sem Lula nas eleições, a liderança passaria para Bolsonaro. No primeiro cenário mostrato pelo instituto, que também não conta com Marina Silva, o ex-militar teria 21% das intenções de voto. Em seguida aparece  Ciro Gomes com 12%. Alckmin e Joaquim Barbosa têm 11% e 8%, respectivamente.

 

Deurico/Arquivo Capital News

“Eles são normais”? ironiza Bolsonaro em ataque aos LGBTs durante homenagem da Polícia Militar

O Pré-candidado Jair Bolsonaro aparece bem nas pesquisas eleitorais

Em outro cenário sem Lula, mas com a candidatura de Henrique Meirelles no páreo, Bolsonaro teria 22% dos votos. Ciro Gomes é o segundo colocado, com 13%, seguido por Alckmin, com 12%. Um possível substituto para Lula - que corre o risco de virar ficha suja nas próximas eleições por causa dos seus problemas com a Justiça -, o ex-prefeito Fernando Haddad, alcançou apenas 3% nesse cenário.

 

Os números que apontam uma hipotética liderança de Bolsonaro no primeiro turno caso Lula não possa se candidatar são similares em outros cenários sem o petista e com outros candidatos, como Marina Silva e João Dória (PSDB).

 

A pesquisa foi divulgada pelo jornal Folha de S. Paulo . O instituto conduziu 2.765 entrevistas entre 29 e 30 de novembro, em 192 cidades. A margem de erro é de dois pontos para mais ou menos.

 

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS