Campo Grande Quarta-feira, 24 de Abril de 2024


Política Terça-feira, 04 de Maio de 2021, 13:44 - A | A

Terça-feira, 04 de Maio de 2021, 13h:44 - A | A

CPI da Covid

Mandetta diz que a ciência foi um dos principais critérios usados por ele na pandemia

Durante depoimento na CPI da Pandemia no Senado

Laryssa Maier
Capital News

Jefferson Rudy/Agência Senado

Mandetta diz que a ciência foi um dos principais critérios usados por ele na pandemia

 

Nesta terça-feira (04) antes de responder às primeiras perguntas do dia, feitas pelo relator da comissão, senador Renan Calheiros (MDB-AL), o ex-ministro da Saúde fez um balanço de sua gestão, ressaltando todas as medidas que sua pasta tomou no início da pandemia de covid-19.

Jefferson Rudy/Agência Senado

 CPIPANDEMIA – Comissão Parlamentar de Inquérito da Pandemia

Comissão Parlamentar de Inquérito da Pandemia (CPIPANDEMIA) realiza oitiva do ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

 

 

Segundo Mandetta, sob seu comando, a pasta foi conduzida com base em três pilares: a defesa intransigente da vida, de que nenhuma vida seria desvalorizada; a defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) como meio para agir durante a pandemia; e a ciência como elemento de decisão.

 

Ex Ministro disse que Bolsonaro questionava o uso da cloroquina para o tratamento precoce, “Me lembro do presidente sempre questionar a questão ligada a cloroquina como a válvula de tratamento precoce, embora sem evidência científica. Eu me lembro do presidente algumas vezes falar que ele adotaria o chamado confinamento vertical, que era também algo que a gente não recomendava", afirmou.

 

Mandetta afirmou que o Brasil começou a registrar transmissão comunitária do vírus depois de 24 de março. “No momento de viroses, a orientação é observar, não se aglomerar no hospital. É uma guerra de narrativas", acrescentou.

 

Mandetta discordou da declarações do relator, o qual disse que no início da pandemia o Ministério da Saúde tivesse orientado pacientes a buscar serviços de saúde apenas quando tivessem sintomas severos como falta de ar. "Isso não foi verdade. Estávamos no mês de fevereiro, janeiro. Não havia um caso registrado no país. As pessoas estavam com sensação de insegurança, pânico, porque viam o que estava acontecendo na China, Itália com lockdown. As pessoas procuravam hospitais para fazer testes e 99,999% eram de outros casos e 0,0001% era de vírus", disse.

 

Finalizou dizendo,  "[...] do Ministério da Saúde nunca houve a recomendação de coisas que não fossem da cartilha da Organização Mundial de Saúde, dessas estruturas todas, era o que a gente tinha, não por sermos donos da verdade, não, pelo contrário, nós éramos donos da dúvida, eu torcia muito para aquelas teorias de que ‘ah, o vírus não vai chegar no Brasil’, agora, se eu adotasse aquela teoria e chegasse, teria sido uma carnificina”, concluiu.

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS