Campo Grande Quinta-feira, 18 de Abril de 2024


Política Quarta-feira, 09 de Maio de 2018, 13:12 - A | A

Quarta-feira, 09 de Maio de 2018, 13h:12 - A | A

Eleições 2018

Marquinhos Trad pede aumento de repasses da União para áreas prioritárias

Prefeitos ouvem propostas de presidenciáveis e esperam mais recursos para municípios

Flávio Brito
Capital News

Marquinhos Trad, juntamente com governantes municipais de outras cidades brasileiras participam, nesta terça-feira (8), do “Diálogo com Presidenciáveis”, um encontro de prefeitos com pré-candidatos à Presidência da República, que que fez parte da programação da 73ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), em Niterói (RJ). O objetivo foi ouvir as propostas dos presidenciáveis para os municípios e influenciar na agenda programática para orientar os rumos do país. 

 

Divulgação/Assessoria

Marquinhos Trad pede aumento de repasses da União para áreas prioritárias

Um documento entregue aos pré-candidatos ao Planalto e prioriza as áreas que mais preocupam os gestores e a população como a Saúde, Educação, Segurança, Emprego e o Pacto Federativo. Durante o evento, foram apresentados aos pré-candidatos à Presidência com dados  sobre a redução de investimentos por parte da União, o que pesou no orçamento das cidades.

 

Organizado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), cada um dos pré-candidatos fala por meia hora sobre os temas abordados na Carta de Niterói, iniciada durante a 72ª Reunião Geral da FNP, em novembro de 2017, na cidade de Recife/PE. O documento foi consolidado 

na segunda-feira (7), durante a plenária, outra atividade de destaque da 73º Frente Nacional dos Prefeitos.

 

O prefeito de Campo Grande lembra que a Constituição de 1988 ampliou as atribuições do Município, todavia o governo federal não acompanhou nos aportes para que esse leque de serviços públicos fossem, de fato, realizados e se tornassem eficientes aos munícipes.

 

“Atualmente, existe um gasto excessivo dos municípios com a Educação, Saúde, Segurança e outras demandas essenciais, mas o Governo Federal não faz o repasse conforme essa crescente populacional. Apresentamos aos pré-candidatos essa realidade. Diminuiu bastante o repasse da União. Neste sentido, a pauta da maioria dos prefeitos é a mesma: um apoio maior do Governo Federal com a questão dos recursos. Queremos um Brasil mais voltado aos municípios do que para Brasília. Queremos um Brasil com menos Brasília e mais Brasil”, defende Marquinhos Trad.

 

Na Saúde, os municípios investem cada vez mais. Em 2016, somente a diferença do que foi investido e o mínimo determinado pela Constituição correspondeu ao total arrecadado com o IPTU em todas as cidades, cerca de R$ 27 bilhões. Somente entre 2002 e 2016, a União diminuiu a participação no financiamento da Saúde de 60,6% para 43,1%.

 

Na educação, o cenário não é diferente. Em 14 anos, o investimento da União na Educação Básica caiu 10%. Para combater a evasão escolar, a Carta defende mais investimentos na educação integral, sendo ela uma arma para disputar os jovens com o tráfico.

 

Sobre a segurança pública é evidente que a insegurança hoje afeta toda a população. Neste sentido, o documento defende investimentos em políticas de prevenção contra a violência. Em 2016, a diferença de gastos em segurança entre os municípios e a União foi cinco vezes maior do que em 2004.

 

Já a geração de emprego e renda depende de investimentos e os municípios são os principais executores dos investimentos públicos. Em 2016, os municípios executaram 44% dos investimentos públicos enquanto os estados foram responsáveis por 40% e a União por apenas 16%.

 

De acordo com a FNP, foram convidados para participar do evento os pré-candidatos filiados a partidos com ao menos cinco congressistas: Rodrigo Maia (DEM), Manuela D’Ávila (PCdoB), Geraldo Alckmin (PSDB), Guilherme Afif Domingos (PSD), Marina Silva (Rede), Álvaro Dias (Podemos), Ciro Gomes (PDT), Guilherme Boulos (PSOL), Aldo Rebelo (SD), Paulo Rabello (PSC) e Henrique Meirelles (MDB).

 

Bolsonaro ausente 

O pré-candidato do PSL à Presidência da República, deputado federal Jair Bolsonaro, é o único ausente. De acordo com a assessoria da prefeitura de Niterói, todos os pré-candidatos de partidos com mais de cinco deputados foram convidados, inclusive Bolsonaro. O deputado federal, porém, não respondeu ao convite. 

 

Questionada, a assessoria do parlamentar disse que o deputado negou porque ainda não se afastou do cargo e hoje é dia de sessão na Câmara. Se atendesse ao convite, o parlamentar “levaria falta”, acrescentou a assessoria, conforme agências de notícias nacionais que cobriram o evento. 

 

Os veículos de imprensa lembraram ainda que mesmo o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia compareceu ao evento e abriu a série de apresentações. 

 

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS